Oficinas de Formação do Desjus: encontro aconteceu no dia 15/9

O Desjus (Desenvolvimento, Justiça e Cidadania), grupo de pesquisa do Núcleo de Estudos Internacionais do Cebrap, e a Fundação Tide Setúbal criaram as Oficinas de Formação do Desjus, um projeto que visa abrir caminhos para a justiça na democracia brasileira.

No próximo dia 15/9, às 17h, acontece mais uma Oficina, intitulada “Privatização do espaço público e o direito à cidade: reconstrução de políticas culturais igualitárias”. Participam Karen Cunha, Guilherme Varella e Lucas Petroni, que será o moderador do debate. A proposta é a de debater o tema da privatização do espaço público e do direito à cidade tendo como horizonte as lutas e reivindicações políticas igualitárias que marcam o nosso tempo presente.

O evento busca responder as seguintes questões: Será possível em um país com dimensões e diversidade continentais uma política pública cultural igualitária? Como garantir o acesso à cidade de forma democrática? E ainda, qual o limite entre a atuação do estado e das empresas privadas na ocupação do espaço público?

O objetivo principal das Oficinas é analisar agendas de intervenções políticas antirracistas e radicalmente igualitárias que estão em andamento no Brasil. Ao dedicar-se à criação e à nomeação, as Oficinas alinham-se com projetos que buscam estabelecer novas institucionalidades no país, caracterizadas pela participação política, distribuição econômica e restauração histórica.

Assista à Oficina desta sexta-feira no Canal do Cebrap no YouTube – ou visualize abaixo.

Leia Também

Nesta terça, 26 de fevereiro, o Cebrap e o Instituto Ethos promovem o seminário ‘Infraestrutura e Desenvolvimento: Política e a Gestão’. O evento, aberto ao público, acontece das 10h às 17h na sede do Cebrap [Rua Morgado de Mateus, 615, Vila Mariana – São Paulo]. Segue abaixo sinopse dos objetivos do encontro e a programação […]

Em trabalho concluído agora em abril, o site do Cebrap ganhou novo design e uma nova estrutura. O objetivo foi oferecer na home o que houver de mais recente e de mais importante entre os projetos e iniciativas da instituição. O acesso a essas informações é imediato, com um clique.