Avaliação do Programa Escravo Nem Pensar!? (ENP), desenvolvido pela Repórter Brasil em parceria com o poder público. Tal Programa visa a qualificação e preparação de profissionais de serviços públicos para o enfrentamento do tema do trabalho escravo nas situações de atendimento nos equipamentos públicos.
O estudo consistiu em avaliar os efeitos da participação de profissionais da educação e da assistência social do município de São Paulo no ciclo formativo do “ENP!”. Mais do que medir satisfação dos participantes sobre espaço, didática, logística e docentes, o foco esteve em acompanhar a evolução de aspectos de apreensão, apropriação e reconstrução de conhecimento sobre temas que estruturam o conteúdo das atividades de formação, tais como: imigração e direitos humanos, trabalho infantil e, principalmente, trabalho escravo contemporâneo.
Foi realizado um estudo qualitativo que acompanhou duas turmas de participantes do Programa- uma turma com profissionais da educação e outra com profissionais da assistência social- durante um ciclo completo. Esse painel qualitativo de acompanhamento permitiu coletar informações antes e ao longo de um ciclo para produzir retratos sobre a compreensão das temáticas abordadas na formação.
A avaliação forneceu insumos e recomendações para o aperfeiçoamento do Programa, apontando potencialidades e fragilidades.