Os carros estão no centro das questões urbanas e ambientais em todo o mundo. Carros conectam economias globais, do mainstream às margens. A pesquisa social prestou pouca atenção a eles, até o momento. Nosso projeto parte da descrição de atividades informais, ilegais e criminais relacionadas às economias de carros em segunda mão (mecânica de rua, comércio e roubo de peças, roubo e tráfico de carros, revenda de veículos em segunda mão) entre a América Latina, a Europa e a África. Mais do que uma pesquisa comparativa internacional, nossa equipe deseja desenvolver uma pesquisa empírica multissituada, na interseção entre as escalas urbana e transnacional. Partimos do pressuposto de que as mobilidades transnacionais inscritas nas economias de carros usados revelam as reconfigurações do trabalho em um contexto pós-fordista, bem como os mecanismos de reprodução de desigualdades sociais, conflitos e violência.
Período: Abr/2021 a Mar/2025
Patrocínio/financiamento: FAPESP (processo nº 2020/07160-7)
Pesquisadores externos envolvidos: Vera da Silva Telles (USP), Daniel Hirata (UFF), Carolina Grillo (UFF), Luana Motta (UFSCar), Apoena Mano (USP), André de Pieri Pimentel (UNICAMP), Isabela Vianna Pinho (UFSCar), Janaína Maldonado (Universidade de Hamburgo), Gregório Zambon (UNICAMP), Luiz Gustavo Simão Pereira (UFSCar), Juliana Alcântara (UFSCar), Sébastien Jacquot (Paris 1), Marie Morelle (Paris 1), Corentin Cohen (IEP Sciences Po), Denis Giordano (CNRS), Regis Bernard Minvelle (IRD), Séverin Yao Kouamé (Université de Bouaké).
Instituições Parceiras: ANR – Agence Nationale de la Recherche.