Foi lançado o livro “Estudos de mobilidade por bicicleta 5″, no dia 8 de junho de 2022, resultado do Desafio Mobilidade Itaú-Cebrap. O projeto tem como objetivo fomentar a produção de conhecimento sobre a bicicleta na mobilidade urbana no Brasil.
Os artigos são:
– “Não é acidente: custos com sinistros de ciclistas e simulação de estratégias na cidade de Londrina – PR”, por Danaê Fernandes, É graduada e mestra em arquitetura e urbanismo, especialista em engenharia de tráfego (UEL – PR)
– “A experiência da ciclomobilidade feminina em São José dos Campos, SP”, por Federica Giovanna Fochesato. É graduada em Jornalismo pela Unesp e mestra em Planejamento Urbano e Regional pela UNIVAP.
– “O entorno das estações de transporte por trilhos em São Paulo”, por Deiny Façanha Costa. É arquiteta urbanista UFMS, pós-graduada em Mobilidade e Cidade Contemporânea pela Escola da Cidade e mestranda em Planejamento Urbano e Regional pela USP.
– “Mulheres e cicloentregas: um estudo de caso sobre o coletivo Señoritas Courier”, por Yasmim Reck. É graduada em Design (Unibrasil), mestranda em Planejamento Urbano na UFPR.
– “A disputa do espaço urbano”, por Renata Cruz Rabello. É graduada em arquitetura e urbanismo e mestra na área de Paisagem e Ambiente pela USP.
Para a publicação completa, clique aqui.
Pesquisadores: Victor Callil, Daniela Costanzo, Monise Picanço, Maria Carolina Vasconcelos Oliveira, Eduardo Rumenig