Envelhecimento e Desigualdades Raciais

Em parceria com o Afro Cebrap, tal pesquisa do NuDes explora diferenças no processo de envelhecimento entre pessoas negras e brancas. Isso é feito a partir do Índice de Envelhecimento Ativo, que é derivado de 11 indicadores de qualidade de vida da população de 50+ a: inclusão digital, inclusão produtiva, segurança financeira, mobilidade, práticas culturais, bem-estar, saúde, exposição à violência, práticas de atividades físicas, capital social e autoestima.

Foi realizado um survey com a população de 50+ em 3 capitais brasileiras: São Paulo, Salvador e Porto Alegre. Para esta pesquisa, foi identificada a distribuição dos grupos raciais relativa à composição racial de cada cidade.

O estudo identificou desigualdades raciais substantivas nas seguintes dimensões: Inclusão produtiva, Segurança Financeira, Saúde, Violência e Inclusão Digital.

A publicação dimensiona as desigualdades raciais no processo de envelhecimento a fim de estimular a produção acadêmica, qualificar o debate público e sensibilizar a sociedade. Com isso, espera-se abrir caminhos para novas investigações, já que os estudos que interseccionam envelhecimento e raça são escassos no país.

Acesse à publicação.
Assista ao evento de lançamento.

Anexos

Pesquisadores