Inteligência Artificial na Saúde: Diagnóstico Qualitativo sobre o Cenário Brasileiro

Coordenação: Monise Picanço e Priscila Vieira

Equipe: Florbela Ribeiro e Marina Castro de Oliveira

Período: 2023 – 2024

Este estudo exploratório visa investigar as oportunidades, riscos e desafios do uso da Inteligência Artificial (IA) no setor de saúde no Brasil, com foco na sua implementação e impacto em diversos aspectos, como diagnósticos, tratamentos e a gestão de sistemas de saúde.

Realizado pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), em parceria com o CEBRAP, o estudo analisa dados provenientes de entrevistas com gestores e especialistas da academia e de centros de pesquisa, do poder público, de empresas e estabelecimentos de saúde (públicos e privados), além de profissionais de saúde que usam essas tecnologias no atendimento a pacientes.

O estudo oferece uma visão abrangente sobre as oportunidades e desafios do uso da IA na saúde brasileira. Além disso, o estudo busca contribuir com diretrizes para a criação de políticas públicas que garantam o uso seguro, ético e eficaz da IA.

A pesquisa também explora a importância da transparência e da explicabilidade dos sistemas de IA e considera as implicações regulatórias e éticas dessa tecnologia.

Acesse a publicação da pesquisa na parte 2 do livro “Inteligência Artificial na Saúde: Potencialidades, riscos e perspectivas para o Brasil” publicado pelo Cetic.br aqui.

Anexos