A pesquisa foi realizada no âmbito da 4ª Edição da Série Justiça Pesquisa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no campo temático “Cobertura criminal dos meios de comunicação e seus impactos na superlotação e superpopulação carcerária”. Os resultados mostram confluências discursivas entre mídia – sistema de justiça criminal e elementos possivelmente fomentadores de encarceramento a determinados crimes e corpos, indicando a relevância de marcadores de desigualdade nesse processo. As influências recíprocas envolvem a produção de notícias com fontes policiais nos crimes mais associados ao encarceramento, como o tráfico de drogas, mas não se limitam a eles. A percepção de parte dos operadores entrevistados acompanha a ideia de defesa da sociedade através do combate ao crime e uma visão acrítica do fenômeno do encarceramento. Foram conduzidas análises de notícias, sentenças criminais e entrevistas com operadores do sistema de justiça criminal nas cinco regiões do país, em 12 unidades federativas.
Período:
Out/2019 – Jan/2021
Patrocínio / Financiamento:
Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Anexos:
Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Mídia, sistema de justiça criminal e encarceramento: narrativas compartilhadas e influências recíprocas: campo temático 1: Relatório Final. Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap); Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD). Brasília: CNJ, 2021. Disponível aqui.
Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Mídia, sistema de justiça criminal e encarceramento: narrativas compartilhadas e influências recíprocas: campo temático 1: Sumário Executivo. Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap); Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD). Brasília: CNJ, 2021. Disponível aqui.
Webinário. Mídia, Sistema de Justiça Criminal e Encarceramento. Realização: IDDD/Cebrap. Assista.
Webinário. Seminários de Pesquisas Empíricas Aplicadas a Políticas Judiciárias – Pesquisa Influências recíprocas entre a imprensa jornalística impressa e digital e o sistema de justiça: papéis compartilhados na superlotação e superpopulação carcerária no Brasil pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Realização: CNJ. Assista.
Coordenador da pesquisa:
Ana Paula Galdeano e Evorah Lusci Cardoso
Pesquisadores do Cebrap:
Ana Paula Galdeano, Evorah Lusci Cardoso
Pesquisadores externos e suas instituições:
Raquel Cruz Lima, Ana Cláudia Mielke, Amanda Oi (IDDD), Elena Vasconcellos Funcia Lemme, Carlos Eduardo Rahal R. de Carvalho (IDDD), José Jesus Filho
Instituições parceiras:
Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD)