Duração: março de 2024 a março de 2026
Pesquisadores: Dirceu André Gerardi, Renata Nagamine, Aramis Luis Silva e Gustavo Aires Tiago
Coordenação: Renata Nagamine
Como as fronteiras agrícolas e religiosas se desenharam no Brasil pós-Constituinte?
A pesquisa se propõe a preencher uma lacuna significativa no entendimento da relação entre processos religiosos e processos socioeconômicos no Brasil. Para isso, investigaremos possíveis intersecções da expansão da fronteira agrícola, o aumento do número de espaços de culto evangélicos e de pessoas que se declaram evangélicas, de 1980 em diante.
A análise estatística e espacial desses dados visará identificar e dar subsídios para compreender possíveis correlações entre os três fenômenos, trazendo informações sobre seus aspectos socioculturais e socioeconômicos. Empregando ciência de dados, métodos estatísticos e algoritmos espaciais, a pesquisa revelará padrões, relações e tendências que podem não ser evidentes em uma análise conduzida com base em outras técnicas e métodos. Evidenciar esses padrões, por sua vez, pode propiciar uma melhor compreensão de dinâmicas sociais, econômicas e religiosas em regiões de expansão agrícola.
Painel de Organizações e Associações Religiosas no Brasil: https://cebrap.org.br/organizacoes-e-associacoes-religiosas-no-brasil/