O Cebrap foi um dos realizadores – numa parceria com o Nexo, o Insper e o Gife – do seminário “Políticas Públicas em debate: o que sabemos, o que queremos”. Durante o dia 4 de setembro, na sede do Insper em São Paulo, dezenas de especialistas de diversas áreas se encontraram para debater seis grandes temas fundamentais para o Brasil. A abertura – que pode ser vista AQUI – contou com as presenças de Sergio Firpo (Insper), Paula Miraglia (Nexo), Neca Setubal (Gife) e Carlos Eduardo Torres Freire, diretor científico do Cebrap.
Durante o período da manhã aconteceram três sessões simultâneas: ‘Crise fiscal e regime previdenciário’ com Paulo Tafner (Fipe-USP), Rogério Nagamine (Ipea) e Hélio Zylberstajn (USP); ‘Desigualdade no mercado de trabalho’ com Marcelo Medeiros (Ipea), Ricardo Paes de Barros (Instituto Ayrton Senna e Insper) e Cida Bento (CEERT); e ‘Cidades, mobilidade urbana e impasses ambientais’ com Ciro Biderman (Cepesp-FGV), Paula Santoro (FAU-USP) e Walter Figueiredo de Simoni (Inst. Clima e Sociedade).
Já no período da tarde, outras três sessões: ‘Financiamento, gestão e regulação em saúde’ com Rudi Rocha (Eaesp-FGV), Vera Schattan (Cebrap) e Ligia Bahia (UFRJ); ‘Desafios na educação pública’ com Ricardo Madeira (USP), Olavo Nogueira Filho (Todos Pela Educação) e Naércio Menezes Filho (Insper); e ‘Políticas de segurança pública’ com Daniel Cerqueira (Ipea), Carolina Ricardo (Instituto Sou da Paz) e Átila Roque (Fundação Ford). Esta última teve mediação de Maurício Fiore (Cebrap). No encerramento do evento, Fiore e Hellen Guicheney, outra pesquisadora do Cebrap, também participaram do esforço de resumir as questões levantadas durante o dia.
Em breve, o Nexo disponibilizará conteúdos jornalísticos em vídeo, texto ou áudio, a partir das discussões do seminário, e compartilharemos aqui no site e também nas redes do Cebrap.