Programa CopiCola recebe reconhecimento internacional da OCDE por práticas inovadoras na Administração Pública

O Programa CopiCola, uma iniciativa do 011.lab da Prefeitura Municipal de São Paulo em parceria com o Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap, foi duplamente reconhecido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em 2022, o programa se destacou no Innovation Playbook do Observatory of Public Sector (OPSI) da OCDE, e em 2023, obteve sua inclusão na prestigiosa Case Study Library do OPSI.

A OCDE publica em seu Portal um guia com programas e projetos que servem de referência para governos em busca de aprimorar o serviço público. Em 2022, o Programa CopiCola foi o único exemplo brasileiro inserido nesse guia, evidenciando sua relevância internacional.

A inclusão do CopiCola na Case Study Library do OPSI da OCDE em 2023 representa um marco notável, destacando o programa como um exemplo de excelência em inovação social, com potencial para inspirar outras regiões e países.

O CopiCola tem como objetivo identificar e sistematizar práticas inovadoras com potencial de serem adotadas em diferentes contextos da administração pública. Para isso, disponibiliza guias de boas práticas para inovação no setor público, promovendo a transferência de conhecimento e a capacidade de inovar entre servidores e servidoras. No Cebrap, ele é realizado pelos pesquisadores do Núcleo de Desenvolvimento Monise Picanço, como coordenadora, Tomás Wissenbach, Marina Castro de Oliveira e Gabriela Trindade.

Atualmente, o CopiCola reúne 25 casos sistematizados, com 276 cidades do Brasil acessando o site do programa e a participação de diversas Secretarias Municipais, tanto na capital São Paulo quanto em outros municípios. Confira aqui.

Esse reconhecimento internacional reforça o compromisso do Núcleo de Desenvolvimento em impulsionar práticas inovadoras que contribuam para o desenvolvimento na Administração Pública.

 

Leia Também

O segundo dia de atividades da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais aconteceu em um sábado, 24 de março, e a única atividade foi uma mesa redonda que reuniu Otaviano Canuto [The World Bank], Marta Arretche [USP/CEM-Cebrap] e Ricardo Paes de Barros, chefe economista do Instituto Ayrton Senna e professor no Insper [Instituto de […]

Nós, pesquisadores e professores do AFRO/Cebrap, vimos com espanto e indignação a nomeação de Sérgio Camargo para o cargo de presidente da Fundação Palmares. Como divulgado nos meios de comunicação nacionais, Sérgio Camargo não apresenta competência técnica nem conhecimento teórico e histórico do próprio órgão para o qual foi designado representante maior, tampouco representa os […]

The IPP welcomed its new Postdocs on August 17th. In their first meeting, the new participants had an opportunity to connect with their fellow members and gain insights into the program. Professors Maria Hermínia Tavares de Almeida and Vera Schattan Coelho discussed the history of Cebrap and the Program, elucidating the organization of meetings. Additionally, […]