O Programa CopiCola, uma iniciativa do 011.lab da Prefeitura Municipal de São Paulo em parceria com o Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap, foi duplamente reconhecido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em 2022, o programa se destacou no Innovation Playbook do Observatory of Public Sector (OPSI) da OCDE, e em 2023, obteve sua inclusão na prestigiosa Case Study Library do OPSI.
A OCDE publica em seu Portal um guia com programas e projetos que servem de referência para governos em busca de aprimorar o serviço público. Em 2022, o Programa CopiCola foi o único exemplo brasileiro inserido nesse guia, evidenciando sua relevância internacional.
A inclusão do CopiCola na Case Study Library do OPSI da OCDE em 2023 representa um marco notável, destacando o programa como um exemplo de excelência em inovação social, com potencial para inspirar outras regiões e países.
O CopiCola tem como objetivo identificar e sistematizar práticas inovadoras com potencial de serem adotadas em diferentes contextos da administração pública. Para isso, disponibiliza guias de boas práticas para inovação no setor público, promovendo a transferência de conhecimento e a capacidade de inovar entre servidores e servidoras. No Cebrap, ele é realizado pelos pesquisadores do Núcleo de Desenvolvimento Monise Picanço, como coordenadora, Tomás Wissenbach, Marina Castro de Oliveira e Gabriela Trindade.
Atualmente, o CopiCola reúne 25 casos sistematizados, com 276 cidades do Brasil acessando o site do programa e a participação de diversas Secretarias Municipais, tanto na capital São Paulo quanto em outros municípios. Confira aqui.
Esse reconhecimento internacional reforça o compromisso do Núcleo de Desenvolvimento em impulsionar práticas inovadoras que contribuam para o desenvolvimento na Administração Pública.