Com a participação do Núcleo de População e Sociedade do Cebrap, o projeto Linha de Cuidado para a Saúde na Adolescência e Juventude para o Sistema Único de Saúde no Estado de São Paulo (LCA&J) está promovendo diversos eventos durante o mês de maio.
O projeto lançou publicação que apresenta informações sobre o cuidado com a saúde de adolescentes e jovens e fornece aos profissionais de saúde orientações e recomendações para a prática de atividades de cuidados com adolescentes e jovens. Recentemente também foi adotado como política pública pelo governo paulista, uma conquista da parceria entre diversos pesquisadores, formuladores e executores de políticas públicas e profissionais de saúde.
Confira os eventos de maio:
- Aulas do “Curso Adolescência e Saúde Mental no SUS – desafios e possibilidades para a produção de cuidados”. Assista aqui.
- Exposições Temáticas Programa de Saúde do Adolescente da SES/SP (toda quarta-feira das 17h30 às 19h). Assista aqui.
Oficinas de Discussão online:
- “Ocupe SUS Juventudes IST/HIV/Aids” (Encontros mensais abertos on-line): observatório de prática de promoção à saúde, assistência e prevenção, aberto à sociedade civil, incluindo adolescentes, com objetivo de fomentar a juventude a cuidar de si e implementar a LC&A. Cadastre-se aqui e participe.
- “Abordagens de Prevenção Combinada para Educadores Escolares Comunitários” (Encontros mensais on-line): reuniões abertas que objetivam discutir abordagens juvenis para a mandala de prevenção do HIV, considerando a promoção da autonomia em sexualidade e prevenção em saúde. Cadastre-se aqui e participe.
- “Cuidado de Si” (Encontros mensais on-line): reuniões abertas que objetivam de discutir aspectos das sexualidades contemporâneas, visando a construção de uma pedagogia emancipatória para a promoção da saúde sexual e reprodutiva. Cadastre-se aqui e participe.
Sobre a Linha de Cuidado para a Saúde na Adolescência e Juventude para o Sistema Único de Saúde no Estado de São Paulo (LCA&J)
A LCA&J foi construída entre 2016 e 2018 por meio da parceria entre o Núcleo de População e Sociedade do Cebrap, o Centro de Saúde Escola Prof. Samuel B. Pessoa da FMUSP e o Programa Estadual de Saúde do Adolescente da SES-SP, com apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e do Programa PPSUS Decit/SCTIE, CNPq, SES-SP, FAPESP.
A partir de 2018, outros parceiros foram sendo incorporados, como a Coordenação da Atenção Básica da SES-SP, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de SP, o Programa de DST, Aids da SES-SP, a Área de Saúde Mental da SES-SP, a Área de Gestão, Política e Planejamento do Departamento de Medicina Preventiva da EPM/UNIFESP, com novo financiamento do Programa PPSUS Decit/SCTIE, CNPq, SES-SP, FAPESP.
Saiba mais no site: http://saudeadolescentesejovens.net.br/