Projeto que aborda saúde na adolescência e juventude promove eventos em maio

Com a participação do Núcleo de População e Sociedade do Cebrap, o projeto Linha de Cuidado para a Saúde na Adolescência e Juventude para o Sistema Único de Saúde no Estado de São Paulo (LCA&J) está promovendo diversos eventos durante o mês de maio.

O projeto lançou publicação que apresenta informações sobre o cuidado com a saúde de adolescentes e jovens e fornece aos profissionais de saúde orientações e recomendações para a prática de atividades de cuidados com adolescentes e jovens. Recentemente também foi adotado como política pública pelo governo paulista, uma conquista da parceria entre diversos pesquisadores, formuladores e executores de políticas públicas e profissionais de saúde.

Confira os eventos de maio:

  • Aulas do “Curso Adolescência e Saúde Mental no SUS – desafios e possibilidades para a produção de cuidados”. Assista aqui. 
  • Exposições Temáticas Programa de Saúde do Adolescente da SES/SP (toda quarta-feira das 17h30 às 19h). Assista aqui. 

Oficinas de Discussão online:

  • “Ocupe SUS Juventudes IST/HIV/Aids” (Encontros mensais abertos on-line): observatório de prática de promoção à saúde, assistência e prevenção, aberto à sociedade civil, incluindo adolescentes, com objetivo de fomentar a juventude a cuidar de si e implementar a LC&A. Cadastre-se aqui e participe. 
  • “Abordagens de Prevenção Combinada para Educadores Escolares Comunitários” (Encontros mensais on-line): reuniões abertas que objetivam discutir abordagens juvenis para a mandala de prevenção do HIV, considerando a promoção da autonomia em sexualidade e prevenção em saúde. Cadastre-se aqui e participe. 
  • “Cuidado de Si” (Encontros mensais on-line): reuniões abertas que objetivam de discutir aspectos das sexualidades contemporâneas, visando a construção de uma pedagogia emancipatória para a promoção da saúde sexual e reprodutiva. Cadastre-se aqui e participe. 

 

Sobre a Linha de Cuidado para a Saúde na Adolescência e Juventude para o Sistema Único de Saúde no Estado de São Paulo (LCA&J)

A LCA&J foi construída entre 2016 e 2018 por meio da parceria entre o Núcleo de População e Sociedade do Cebrap, o Centro de Saúde Escola Prof. Samuel B. Pessoa da FMUSP e o Programa Estadual de Saúde do Adolescente da SES-SP, com apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e do Programa PPSUS Decit/SCTIE, CNPq, SES-SP, FAPESP.

A partir de 2018, outros parceiros foram sendo incorporados, como a Coordenação da Atenção Básica da SES-SP, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de SP, o Programa de DST, Aids da SES-SP, a Área de Saúde Mental da SES-SP, a Área de Gestão, Política e Planejamento do Departamento de Medicina Preventiva da EPM/UNIFESP, com novo financiamento do Programa PPSUS Decit/SCTIE, CNPq, SES-SP, FAPESP.

Saiba mais no site: http://saudeadolescentesejovens.net.br/

Leia Também

Em setembro, o cebrap.lab segue com a programação de cursos nas trilhas quanti, quali e na série especiais. Na série especiais, teremos o seguinte lab: Análise de redes utilizando SocNetV com Rafael de Souza, entre 18 e 22 de setembro. O lab aborda a construção e análise de redes entre atores sociais – formadas por organizações, pessoas […]

A pesquisadora Renata Ribeiro Francisco é a nova editora da revista Novos Estudos do Cebrap. Escolhida pelo Conselho Editorial, ela assume a função desempenhada por Rita Palmeira ao longo dos últimos quatro anos. Renata Francisco é doutora em história pela Universidade de São Paulo (USP) e realiza estágio de pós-doutorado na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). […]

O Cebrap lamenta a morte de Walter Barelli. O economista e professor paulistano faria 81 anos nesta quinta, 25 de julho, mas nos deixou uma semana atrás, em 18 de julho. Barelli era associado ao Cebrap desde 1971. Barelli formou-se em economia pela FEA-USP enquanto trabalhava como bancário no Banco do Brasil e fez pós […]