Projeto que aborda saúde na adolescência e juventude promove eventos em maio

Com a participação do Núcleo de População e Sociedade do Cebrap, o projeto Linha de Cuidado para a Saúde na Adolescência e Juventude para o Sistema Único de Saúde no Estado de São Paulo (LCA&J) está promovendo diversos eventos durante o mês de maio.

O projeto lançou publicação que apresenta informações sobre o cuidado com a saúde de adolescentes e jovens e fornece aos profissionais de saúde orientações e recomendações para a prática de atividades de cuidados com adolescentes e jovens. Recentemente também foi adotado como política pública pelo governo paulista, uma conquista da parceria entre diversos pesquisadores, formuladores e executores de políticas públicas e profissionais de saúde.

Confira os eventos de maio:

  • Aulas do “Curso Adolescência e Saúde Mental no SUS – desafios e possibilidades para a produção de cuidados”. Assista aqui. 
  • Exposições Temáticas Programa de Saúde do Adolescente da SES/SP (toda quarta-feira das 17h30 às 19h). Assista aqui. 

Oficinas de Discussão online:

  • “Ocupe SUS Juventudes IST/HIV/Aids” (Encontros mensais abertos on-line): observatório de prática de promoção à saúde, assistência e prevenção, aberto à sociedade civil, incluindo adolescentes, com objetivo de fomentar a juventude a cuidar de si e implementar a LC&A. Cadastre-se aqui e participe. 
  • “Abordagens de Prevenção Combinada para Educadores Escolares Comunitários” (Encontros mensais on-line): reuniões abertas que objetivam discutir abordagens juvenis para a mandala de prevenção do HIV, considerando a promoção da autonomia em sexualidade e prevenção em saúde. Cadastre-se aqui e participe. 
  • “Cuidado de Si” (Encontros mensais on-line): reuniões abertas que objetivam de discutir aspectos das sexualidades contemporâneas, visando a construção de uma pedagogia emancipatória para a promoção da saúde sexual e reprodutiva. Cadastre-se aqui e participe. 

 

Sobre a Linha de Cuidado para a Saúde na Adolescência e Juventude para o Sistema Único de Saúde no Estado de São Paulo (LCA&J)

A LCA&J foi construída entre 2016 e 2018 por meio da parceria entre o Núcleo de População e Sociedade do Cebrap, o Centro de Saúde Escola Prof. Samuel B. Pessoa da FMUSP e o Programa Estadual de Saúde do Adolescente da SES-SP, com apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e do Programa PPSUS Decit/SCTIE, CNPq, SES-SP, FAPESP.

A partir de 2018, outros parceiros foram sendo incorporados, como a Coordenação da Atenção Básica da SES-SP, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de SP, o Programa de DST, Aids da SES-SP, a Área de Saúde Mental da SES-SP, a Área de Gestão, Política e Planejamento do Departamento de Medicina Preventiva da EPM/UNIFESP, com novo financiamento do Programa PPSUS Decit/SCTIE, CNPq, SES-SP, FAPESP.

Saiba mais no site: http://saudeadolescentesejovens.net.br/

Leia Também

Saiba mais sobre o último livro lançado por Ernesto Isunza Vera e Adrián Gurza Lavalle. Para el futuro de la democracia en el mundo, la proliferación de experiencias de innovación democrática es el fenómeno más sorprendente desde que los ciclos de las transiciones latinoamericanas y comunistas concluyeron sus fases más dramáticas, para desembocar en la […]

Lançado agora, o CebrapCast é um novo jeito de compartilhar conteúdo de qualidade e alcançar mais pessoas. O podcast do Cebrap vai disponibilizar conteúdos produzidos pela entidade, começando com os “seminários da casa”. O primeiro episódio do CebrapCast debate “Os Militares e a Democracia”. Os convidados são Octávio Amorim Neto, da Fundação Getúlio Vargas do […]

Maria Hermínia Tavares de Almeida e Marta Machado, coordenadoras do IPP, o Programa Internacional de Pós-Doutorado do Cebrap, anunciam o início das inscrições para a terceira turma. Saiba mais e inscreva-se na página do IPP. Seguem abaixo uma série de depoimentos de integrantes da primeira turma do IPP.