“Queremos dar continuidade ao trabalho de dinamizar a Novos Estudos”, diz Renata Francisco, a nova editora

Renata Ribeiro Francisco é a nova editora da revista Novos Estudos do Cebrap. A historiadora acredita na importância de imprimir ainda mais dinamismo à revista para seguir contribuindo com a disseminação de conhecimento para toda a sociedade.

“Acredito na possibilidade de trazer coisas novas”, conta Renata. “Estamos trabalhando para dar mais dinamicidade para a Novos Estudos, o que já vem sendo construído com o Blog. A ideia é aproveitar esse espaço para tratar de temas importantes e atuais que possam dialogar diretamente com os leitores”.

Para ela, o grande desafio de uma revista científica é justamente transpor a universidade e o meio acadêmico. “Estimular o conhecimento e a produção de estudos, tendo como canal de comunicação o Blog e a promoção de eventos, permite que as pessoas tenham mais acesso a esse tipo de conteúdo”, acredita Renata.

O contato da historiadora com edição de revistas veio em 2014, durante o doutorado, quando Renata foi convidada a fazer parte da equipe da revista Sankofa: Revista de História da África e de Estudos da Diáspora Africana, vinculada à Universidade de São Paulo. “Estou vivenciando a experiência de estar nos bastidores de uma revista desde então”, conta.

Renata vê ainda na Novos Estudos a possibilidade de aprendizado e a oportunidade de trabalhar com grandes intelectuais brasileiros e internacionais. “Poder colaborar com outros profissionais e imprimir a minha identidade na revista é muito gratificante”, declara.

Edição nº 123

A nova editora convida a todos para conferir a edição 123 da revista, lançada em setembro de 2022. E no Blog da Novos Estudos, destaca o texto do pesquisador Claudinei Roberto da Silva, em homenagem a Emanoel Araújo, que faleceu no início de setembro.

A Novos Estudos está recebendo artigos para as próximas edições. Saiba mais em: https://novosestudos.com.br/

Renata Francisco Ribeiro é graduada em História pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), mestre em História pela mesma universidade e doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente realiza estágio de pós-doutorado na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Leia Também

Livro e documentário revivem a luta de intelectuais que fizeram do Cebrap um lugar para se repensar o Brasil e o sentido da prática política. Era 1957. Ainda levaria tempo até chegar a escuridão da ditadura militar. Mas a resistência intelectual ao autoritarismo jogava suas sementes num seminário organizado por professores assistentes da Universidade de […]

Foi lançado nesta quinta, 1º de outubro, o livro ‘Desafio – Estudos de Mobilidade por Bicicleta 3‘, mais um fruto do Desafio Mobilidade Itaú-Cebrap, projeto que tem como objetivo fomentar a produção de conhecimento sobre mobilidade por bicicleta no Brasil. Os artigos deste novo volume são: “Economia ciclofeminina: estudo do uso da bicicleta como trabalho […]

Com base em pesquisa do Cebrap, CET sinaliza rotas para uso de bicicleta como meio de transporte na Lapa e na Mooca. Ciclorrota vai ligar Parques Villa-Lobos e da Água Branca Via para ciclistas na zona oeste terá 18 km e deve ser inaugurada ainda neste mês; na Mooca, serão 8 km até o Sesc […]