“Queremos dar continuidade ao trabalho de dinamizar a Novos Estudos”, diz Renata Francisco, a nova editora

Renata Ribeiro Francisco é a nova editora da revista Novos Estudos do Cebrap. A historiadora acredita na importância de imprimir ainda mais dinamismo à revista para seguir contribuindo com a disseminação de conhecimento para toda a sociedade.

“Acredito na possibilidade de trazer coisas novas”, conta Renata. “Estamos trabalhando para dar mais dinamicidade para a Novos Estudos, o que já vem sendo construído com o Blog. A ideia é aproveitar esse espaço para tratar de temas importantes e atuais que possam dialogar diretamente com os leitores”.

Para ela, o grande desafio de uma revista científica é justamente transpor a universidade e o meio acadêmico. “Estimular o conhecimento e a produção de estudos, tendo como canal de comunicação o Blog e a promoção de eventos, permite que as pessoas tenham mais acesso a esse tipo de conteúdo”, acredita Renata.

O contato da historiadora com edição de revistas veio em 2014, durante o doutorado, quando Renata foi convidada a fazer parte da equipe da revista Sankofa: Revista de História da África e de Estudos da Diáspora Africana, vinculada à Universidade de São Paulo. “Estou vivenciando a experiência de estar nos bastidores de uma revista desde então”, conta.

Renata vê ainda na Novos Estudos a possibilidade de aprendizado e a oportunidade de trabalhar com grandes intelectuais brasileiros e internacionais. “Poder colaborar com outros profissionais e imprimir a minha identidade na revista é muito gratificante”, declara.

Edição nº 123

A nova editora convida a todos para conferir a edição 123 da revista, lançada em setembro de 2022. E no Blog da Novos Estudos, destaca o texto do pesquisador Claudinei Roberto da Silva, em homenagem a Emanoel Araújo, que faleceu no início de setembro.

A Novos Estudos está recebendo artigos para as próximas edições. Saiba mais em: https://novosestudos.com.br/

Renata Francisco Ribeiro é graduada em História pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), mestre em História pela mesma universidade e doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente realiza estágio de pós-doutorado na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Leia Também

O CEBRAP lamenta o falecimento de Mauricio Segall ocorrido neste domingo, 31/7. Museólogo e economista, Maurício Segall era sócio do CEBRAP. Na edição desta terça-feira, 2/8, do jornal Folha de S.Paulo, Roberto Schwarz publicou um depoimento com um breve perfil de Mauricio Segall. Clique aqui para ler.

As inscrições estão abertas para as Oficinas Afro Memória. Os encontros acontecerão nos dias 17 e 18 de outubro. Os inscritos poderão escolher participar presencialmente ou de forma virtual no evento. As Oficinas Afro Memória buscam oferecer formação e capacitação teórica, técnica e política para preservação e difusão de acervos físicos e digitais ligados à memória do ativismo negro no Brasil, para finalidades acadêmicas, jornalísticas educacionais ou ativistas.

Date: December 14, 2023 Time: 9:45 AM – 4:30 PM (BRT Time Zone) Location: Cebrap Auditorium and Zoom* Schedule: 9:45 am – Opening 10:00 am – Leonardo Fontes Entre o sonho e a sobrevivência: o (des)enraizamento do neoliberalismo entre trabalhadores-empreendedores das periferias de São Paulo Discussant: Prof. Nadya Araujo Guimarães 11:10 am – Henrique Antunes […]