“Queremos dar continuidade ao trabalho de dinamizar a Novos Estudos”, diz Renata Francisco, a nova editora

Renata Ribeiro Francisco é a nova editora da revista Novos Estudos do Cebrap. A historiadora acredita na importância de imprimir ainda mais dinamismo à revista para seguir contribuindo com a disseminação de conhecimento para toda a sociedade.

“Acredito na possibilidade de trazer coisas novas”, conta Renata. “Estamos trabalhando para dar mais dinamicidade para a Novos Estudos, o que já vem sendo construído com o Blog. A ideia é aproveitar esse espaço para tratar de temas importantes e atuais que possam dialogar diretamente com os leitores”.

Para ela, o grande desafio de uma revista científica é justamente transpor a universidade e o meio acadêmico. “Estimular o conhecimento e a produção de estudos, tendo como canal de comunicação o Blog e a promoção de eventos, permite que as pessoas tenham mais acesso a esse tipo de conteúdo”, acredita Renata.

O contato da historiadora com edição de revistas veio em 2014, durante o doutorado, quando Renata foi convidada a fazer parte da equipe da revista Sankofa: Revista de História da África e de Estudos da Diáspora Africana, vinculada à Universidade de São Paulo. “Estou vivenciando a experiência de estar nos bastidores de uma revista desde então”, conta.

Renata vê ainda na Novos Estudos a possibilidade de aprendizado e a oportunidade de trabalhar com grandes intelectuais brasileiros e internacionais. “Poder colaborar com outros profissionais e imprimir a minha identidade na revista é muito gratificante”, declara.

Edição nº 123

A nova editora convida a todos para conferir a edição 123 da revista, lançada em setembro de 2022. E no Blog da Novos Estudos, destaca o texto do pesquisador Claudinei Roberto da Silva, em homenagem a Emanoel Araújo, que faleceu no início de setembro.

A Novos Estudos está recebendo artigos para as próximas edições. Saiba mais em: https://novosestudos.com.br/

Renata Francisco Ribeiro é graduada em História pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), mestre em História pela mesma universidade e doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente realiza estágio de pós-doutorado na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Leia Também

Resultados do estudo realizado pela Fundação Seade para a Prefeitura da Cidade de São Paulo O estudo conceituou, organizou e quantificou informações inéditas sobre as atividades das ciências da vida humana em São Paulo, confirmando sua centralidade no cenário paulista e nacional e colocando-a entre os mais relevantes centros internacionais promotores de atividades que envolvem […]

A segunda edição do Desafio Longeviver nos convida mais uma vez a refletir sobre o envelhecimento da população brasileira e os desafios para o mercado de trabalho.

O Cebrap, em parceria com o Instituto Phi e a Fundação José Luiz Egydio Setúbal, realizou a conferência “Filantropia: Uma Perspectiva Acadêmica”, no dia 27/7. O evento explorou a intersecção entre filantropia e ciência, discutindo a institucionalização da pesquisa filantrópica no Brasil. Duas mesas de debate abordaram “Filantropia no Brasil” e “Produção de Conhecimento e […]

Em 2023, os laboratórios do cebrap.lab estão organizados em duas trilhas, uma qualitativa e uma quantitativa, e em labs especiais, focados em técnicas multimétodos, em abordagens amplas de pesquisa ou em grandes bases de dados. Há descontos progressivos para quem cursar mais de um lab, seja ele especial ou das trilhas. De junho até dezembro […]