Promovido pelo Cebrap e a revista Piauí, Seminário discute o que virá depois do neoliberalismo

Entrevista especial com os participantes:

Publicado na edição de junho deste ano da revista Piauí, o artigo de Marcos Nobre sobre o que virá depois do neoliberalismo esteve no centro do Seminário realizado pelo Cebrap e a Piauí no dia 30 de agosto, na sede do Centro, em São Paulo. Nobre é professor titular de filosofia política da Unicamp e diretor do Center for Critical Imagination (CCI/Cebrap).

O evento contou com a participação de Maria Hermínia Tavares de Almeida (Cebrap/USP) e Sergio Fausto (Fundação FHC), que atuaram como mediadores do debate. O artigo de Marcos Nobre é resultado do trabalho nascido no âmbito do Center for Critical Imagination (CCI-Cebrap), um novo centro de pesquisa que está sendo implementado no Cebrap em parceria com instituições internacionais e financiado pela Open Society Foundation.

Camila Rocha, diretora científica do CCI-Cebrap, ressaltou a importância do debate, mencionando que o texto de Nobre guiará futuras pesquisas do centro, especialmente no que diz respeito à atualização da teoria da dependência e às alternativas para o Brasil superar a chamada “armadilha extrativista”.

Durante sua fala, Nobre destacou a relevância do tema no cenário global, apontando os desafios enfrentados pelo Brasil em termos de transição ecológica e desenvolvimento autônomo.

Assista ao Seminário:

 

Leia Também

Em 8 de junho, o Cebrap recebeu um seminário especial em homenagem ao saudoso Paul Singer (1932-2018). Em meio a lembranças e análises, Maria Hermínia Tavares e Frederico Mazzucchelli falaram sobre um dos livros mais importantes da carreira do economista, o clássico “São Paulo 1975: Crescimento e Pobreza”. “A percepção pós-golpe de 1964, vinda de […]