Próximo Seminário Cebrap fará balanço da política ambiental antes da COP28. Dia 10/11, às 15h

O próximo Seminário Cebrap está marcado para o dia 10/11, às 15h, no auditório do Cebrap. A temática discutida será “Balanço da agenda ambiental: um ano de governo Lula, perspectivas para a COP28 e a presidência brasileira do G20“.

Neste ano, a 28ª Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas acontece em Dubai entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro. Estão em jogo o cumprimento da meta do Acordo de Paris de manter o aumento da temperatura global abaixo de 2ºC, com a proposta de acordo em 1,5ºC; a redução do uso de combustíveis fósseis, com diminuição significativa das emissões de carbono; e soluções para energia limpa, entre outros.

O sultão Al Jaber, presidente da COP28, é também diretor da ADNOC, empresa estatal de petróleo e gás dos Emirados Árabes Unidos, o que tem gerado muitas críticas por parte de organizações ambientalistas e de outros Estados-parte.

Este seminário propõe fazer um balanço da política ambiental a partir dos principais temas em jogo na COP28, logo antes de sua realização. Além da COP28, o seminário debaterá como a questão ambiental e climática entra na pauta da presidência brasileira do G20 e discutirá como o primeiro ano de governo Lula tem tratado esta agenda em âmbito interno.

Participam deste encontro Isabel Drigo (Imaflora), Sergio Leitão (Instituto Escolhas) e Arilson Favareto (UFABC/Cebrap).

Embora não seja transmitido ao vivo, o Seminário será posteriormente disponibilizado no Canal do Cebrap no YouTube.

Serviço:
Balanço da agenda ambiental: um ano de governo Lula, perspectivas para a COP28 e a presidência brasileira do G20
Data: 10/11
Horário: 15h
Local: Auditório Cebrap
Rua Morgado de Mateus, 615 – Vila Mariana, São Paulo

Leia Também

O texto “Sistema Liberal e Direito do Trabalho”, escrito pelo sociólogo Luiz Jorge Werneck Vianna, falecido nesta quinta-feira (22), está disponível para leitura. “Sistema Liberal do Direito do Trabalho” foi publicado em 1974, na Estudos CEBRAP No. 7. O artigo, nas palavras do autor, lhe “deu régua e compasso para abordar a tese”. Leia aqui.  […]

O pesquisador do CEBRAP José Arthur Giannotti lança nesta quinta-feira, 14/9, a partir das 19h, na livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509), o livro “Os limites da Política” (Companhia das Letras). Na obra, ele e o professor de filosofia da Ufscar Luiz Damon Santos Montinho discutem temas como o lugar da democracia no capitalismo contemporâneo.

Em junho, o cebrap.lab oferece os seguintes cursos: Desenho, condução e análise de grupos focais (12 a 16 de junho) com Alexandre Abdal Laboratório de desenho de pesquisa (19 a 23 de junho) com Monise Fernandes Picanço, Tomás Wissenbach e Victor Callil Introdução à linguagem de programação R (26 a 30 de junho) com Beatriz […]