Rodrigo Nunes fala sobre seu novo livro, “Nem vertical nem horizontal”, em seminário no Cebrap. Dia 17/8, às 15h

O Núcleo de Direito e Democracia do Cebrap irá realizar seminário com o professor Rodrigo Nunes, autor do livro “Nem vertical nem horizontal – uma teoria da organização política”, publicado pela editora Ubu. O evento é presencial e está marcado para o dia 17/8, às 15h, no auditório do Cebrap.

Rodrigo Nunes é docente na Universidade de Essex, no Reino Unido, e estará em visita a São Paulo. No encontro, serão discutidos os temas centrais abordados em sua obra recém-lançada. Para compor a mesa, estarão presentes os pesquisadores do Cebrap Camila Rocha e Jonas Medeiros.

O livro “Nem vertical nem horizontal – uma teoria da organização política” analisa a questão da organização política em um contexto marcado pelo ciclo mundial de levantes, cujo marco inicial foi dado pelas manifestações da Primavera Árabe, em 2011. Rodrigo Nunes desafia as concepções tradicionais de organização partidária, explorando conceitos como liderança distribuída, plataformas e organização como ecologia. O autor defende que a pluralidade de organizações é um ponto de partida essencial para compreendermos as dinâmicas de movimentos populares e estruturas políticas contemporâneas.

Em parceria com editora Ubu, será disponibilizado um código de desconto para os participantes do seminário na aquisição da obra.

Conheça os participantes do seminário:

Rodrigo Nunes é doutor em Filosofia pelo Goldsmiths College, Universidade de Londres, e professor de Teoria Política e Organização da Universidade de Essex, Reino Unido. Foi professor do Departamento de Filosofia da PUC-Rio de 2013 a 2023, pesquisador visitante na Brown University e professor visitante no Goldsmiths College, University of Westminster e Escola de Artes Visuais do Parque Lage, entre outros. É autor de diversos artigos e dos livros Organisation of the Organisationless: Collective Action After Networks (Mute/PML Books, 2014), Neither Vertical Nor Horizontal: A Theory of Political Organisation (Verso, 2021) e Do Transe à Vertigem: Ensaios sobre Bolsonarismo e um Mundo em Transição (Ubu, 2022).

Camila Rocha é pesquisadora do Cebrap e doutora em Ciência Política pela USP. Ganhadora dos prêmios de melhor tese de doutorado da Associação Brasileira de Ciência Política e Tese Destaque USP, foi finalista do 64º Prêmio Jabuti em Ciências Humanas com o livro “Menos Marx mais Mises. O liberalismo e a nova direita no Brasil”, lançado pela editora Todavia. Em agosto de 2021 publicou, pela editora Springer, em conjunto com os sociólogos Esther Solano e Jonas Medeiros, o livro “The Bolsonaro Paradox – The Public Sphere and Right-Wing Counterpublicity in Contemporary Brazil”. Atua como consultora e coordenadora de pesquisas sobre cultura política, e escreve uma coluna quinzenal sobre política na Folha de São Paulo.

 

Jonas Medeiros é cientista social com doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Pesquisador do Cebrap, investiga esfera pública, movimentos sociais e ação coletiva, com pesquisas empíricas desenvolvidas sobre feministas, secundaristas e patriotas. É co-autor dos livros “The Bolsonaro Paradox: The Public Sphere and Right-Wing Counterpublicity in Contemporary Brazil” (Springer, 2021) e Escolas de Luta (Veneta, 2016), além de co-organizador da coletânea “Ocupar e Resistir: movimentos de ocupação de escolas pelo Brasil (2015-2016)” (Ed. 34/FAPESP, 2019).

SERVIÇO
Seminário sobre livroNem vertical nem horizontal – uma teoria da organização política”, de Rodrigo Nunes
Quando:
17/8, às 15h
Onde:
Auditório do Cebrap.
Rua Morgado de Mateus, 615, Vila Mariana, São Paulo – SP.

Leia Também

O Seminário Cebrap do dia 14/4 teve como tema a política de saúde na continuação da série “Reconstruindo o Estado e as políticas públicas no Brasil”. O encontro aconteceu  nas redes sociais do Cebrap. Participaram Marcelo Kimati Dias (UFPR), Vera Schattan P. Coelho (Cebrap), Claudia Feres Faria (UFMG), Ivan Fernandes (UFABC), com moderação de Felipe […]

Está no ar o segundo episódio do #CebrapPesquisa, série mensal que tem como objetivo divulgar trabalhos em andamento feitos pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. A pesquisa da vez trata das manifestações de junho de 2013, também conhecidas como “Jornadas de Junho”, e é coordenada por Angela Alonso, socióloga, professora da USP e presidente […]

Levantamento inédito elaborado pelo Núcleo de Democracia e Ação Coletiva do Cebrap mostra que 75% dos Comitês e Conselhos Nacionais, que reuniam representantes da sociedade para discutir políticas públicas, foram esvaziados durante o governo Bolsonaro. O assunto foi destaque na edição do Jornal Nacional da TV Globo exibido em 25/10. A pesquisadora Carla Bezerra, do […]