Seminário Cebrap discutiu os 90 Anos de “Casa-Grande & Senzala”, de Gilberto Freyre

O Seminário Cebrap do dia 22/9, aconteceu no auditório da instituição. O evento discutiu os 90 anos da obra “Casa-Grande & Senzala”, escrita por Gilberto Freyre, um dos principais clássicos do pensamento social brasileiro. A pergunta orientadora do evento foi: como ler Casa-Grande & Senzala hoje?

“Casa-Grande & Senzala” foi publicada em 1933. O marco de 90 anos convidou a todos para uma análise da fortuna crítica do livro, sua atualidade e seus limites para pensar o país. O momento é propício para revisitar as interpretações do autor sobre o Brasil, especialmente no que diz respeito ao lugar do conflito na sociedade brasileira, à caracterização das desigualdades e as hierarquizações de classe, raça e gênero.

Para enriquecer este debate, o Cebrap recebeu Elide Rugai (Unicamp), Mário Medeiros (Unicamp/Mecila) e Matheus Gato (Unicamp/Cebrap).

O evento contou ainda com a parceria da Editora Global, que publica as obras de Gilberto Freyre e de Elide Rugai.

Assista no Canal do Cebrap no YouTube: https://youtu.be/5PgLO1r881c?si=n-6oQ2rHivsTnntI

 

Leia Também

O terceiro episódio do CebrapCast é uma homenagem ao sociólogo e ex-presidente do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, Vilmar Faria. O episódio foi intitulado “As consequências não intencionais das políticas públicas: a audaciosa teoria de Vilmar Faria sobre a transição demográfica no Brasil” e conta com a particiapação de Eduardo Rios Neto, presidente do […]