Seminário discute inclusão produtiva e lança caderno sobre agroecologia no Cerrado

Nos dias 25 e 26 de novembro, o Cebrap Sustentabilidade, por meio da Cátedra Itinerante de Inclusão Produtiva no Brasil Rural e Interiorano, realizará o seminário Juventudes Rurais: Caminhos e Desafios da Formação para a Inclusão Produtiva. O evento será transmitido ao vivo pelo Canal do Cebrap no YouTube.

O seminário marca o lançamento do Caderno Didático: Agroecologia e a Sociobiodiversidade do Cerrado, resultado do projeto liderado pela Associação Mineira de Escolas Família Agrícola (AMEFA), uma das organizações anfitriãs da Cátedra. A publicação apresenta uma abordagem inovadora para o ensino médio técnico no eixo de Recursos Naturais, com foco no bioma Cerrado, alinhando-se aos princípios da agroecologia e à pedagogia da alternância.

Programação

  • Mesa 1: Lançamento da Publicação
    25/11 às 18h
    Apresentação do Caderno Didático, que reúne contribuições de educadores e estudantes de escolas rurais do Cerrado. A obra propõe atividades que dialogam com a realidade local e promove uma formação técnica integrada aos desafios e potencialidades da região.
    Participantes:

    • Marccella Lopes Berte (Pesquisadora da Cátedra)
    • Isabel Figueiredo (Instituto Sociedade População e Natureza – ISPN)
    • João Batista Begnami (Coordenador Pedagógico da AMEFA)
      Mediação: César Favarão
  • Mesa 2: Desafios e Oportunidades na Formação de Jovens Rurais para a Inclusão Produtiva Sustentável
    26/11 às 10h
    Reflexão sobre a formação de jovens rurais e como ela pode contribuir para a inclusão produtiva sustentável, considerando as especificidades regionais e contextuais.
    Participantes:

    • Tiago Pereira da Costa (Programa Bahia sem Fome)
    • Wagner Luiz Nascimento (Instituto Federal do Pará – Campus Castanhal)
    • Maria Eduarda de Lima Vasconcelos (Coordenação Geral de Juventude Rural – MDA)
    • Maria Suzana Coelho de Macedo (Presidente da Coovita)
      Mediação: Mireya Valencia ou Júlia Mariano

O evento integra as iniciativas do Cebrap Sustentabilidade, em parceria com a Fundação Arymax, Instituto Humanize, Fundação Porticus e Instituto Itaúsa. Ao longo de três anos, a Cátedra vem promovendo debates e produzindo conhecimentos inéditos sobre inclusão produtiva rural, contribuindo para um modelo descentralizado e participativo.

Leia Também

O Mecila recebe bolsistas anualmente para um período de pesquisa de um ano em São Paulo, dividindo seu tempo entre o Cebrap e a USP para eventos e atividades acadêmicas. Como parte de sua integração, o Cebrap apresenta dois desses bolsistas quinzenalmente, compartilhando suas contribuições e pesquisas com a comunidade acadêmica. Talja Blokland, Senior Fellow, […]

Centro que reuniu intelectuais no auge da ditadura fez concessões para existir; já a geração atual é mais acadêmica. Para se constituir justamente no período mais duro da ditadura militar brasileira, imediatamente após a entrada em vigor do Ato Institucional nº 5, que limitou direitos civis e políticos no país, o Cebrap, que agora completa […]