SPASS 2018 – Dia 1

O objetivo da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais [ou São Paulo School of Advanced Studies in Social Science/SPASS] é apresentar conhecimento de ponta sobre distintas dimensões das sociedades democráticas contemporâneas submetidas a pressões entrecruzadas resultantes dos impactos da globalização sobre a dinâmica das desigualdades; da formação de identidades coletivas diversificadas e de sua expressão no mundo público; bem como das mutações dos sistemas democráticos representativos.

A primeira edição do curso foi dividida em módulos que trataram de forma sistemática sobre cada uma das dimensões acima mencionadas. São eles: 1) Globalização de desigualdades; 2) Movimentos sociais e contestação política; 3) Dilemas das democracias contemporâneas; 4) Desigualdades e formas de convivência nas sociedades contemporâneas.

O primeiro dia [23 de março] começou com uma breve sessão de abertura que reuniu as professoras e organizadoras do evento, Maria Hermínia Tavares [USP/Cebrap] e Marta Machado [FGV/Cebrap], Raul Machado [AUCANI], Sergio Costa [Merian Centre], a diretora da FFLCH-USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, e a presidente do Cebrap, Angela Alonso. Detalhe importante: todas as palestras e apresentações são em inglês.

A primeira palestra da SPASS 2018 coube ao economista Otaviano Canuto [The World Bank] que tratou da relação entre globalização e desigualdades. O título completo de sua palestra foi “Globalization and inequalities: what we have learned from international experience”.

Professora titular do Departamento de Ciência Política da USP, diretora do Centro de Estudos da Metrópole e pesquisadora do Cebrap, Marta Arretche foi a segunda a se apresentar e trouxe uma série de descobertas do grande projeto ‘Trajetórias das Desiguldades’.

Encerrando o primeiro dia, uma seleção de trabalhos de pós graduandos com apresentação de Tiago Hyra [IPP-Cebrap] e discussões encaminhadas por Humberto Meza [IPP-Cebrap]. Foram apresentados os seguintes papers: “Backlashes in sexual and reproductive rights in Latin America: the abortion debate in El Salvador”, por Maria Angelica Peñas Defago [Universidade Córdoba]; “Culture against narcoviolence: lessons from activists in Brazil and Mexico”, por Simone Gomes [UERJ]; “Security policies in Brazil”, por Douglas Block [University of Pittsburgh] e “Cultural policies and political cultures: patterns of interaction between LGBT activists and the Brazilian Ministry of Culture”, por José de Souza Muniz Jr [UECE].

Leia Também

No dia 29 de agosto de 2022, celebramos a primeira década de uma das políticas públicas mais bem sucedidas da história recente do Brasil: a Lei de Cotas Sociais e Raciais no Ensino Superior. Por conta disso, o Consórcio de Acompanhamento das Ações Afirmativas (CAA) lança a campanha virtual #10AnosLeiDeCotas. Para saber dos resultados positivos […]

21 de março é o  Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. Em memória e respeito ao que este dia significa, o Afro-Cebrap anuncia o lançamento do seu site, disponível  no endereço  www.afrocebrap.org.br