Cebrap participa do 5º Encontro Brasileiro de Governo Aberto, realizado em Osasco

Imagem: Cid Vieira/Ascom – CGU 

Realizado nos dias 10 e 11 de abril, em Osasco, o 5º Encontro Brasileiro de Governo Aberto proporcionou um fórum para o debate e a promoção de práticas de gestão transparente e participativa no Brasil. O encontro reuniu 250 participantes, com especialistas, acadêmicos e representantes dos setores governamentais e da sociedade civil se reuniram para discutir sobre transparência, participação cidadã, accountability e inovação administrativa.

A programação abrangeu uma variedade de atividades, incluindo oficinas, palestras e sessões de formação, todas voltadas para a construção de redes de aprendizado e o compartilhamento de experiências em governo aberto.

Uma das organizadoras do encontro foi Gabriela de Brelàz, pesquisadora do Núcleo de Democracia e Ação Coletiva do Cebrap e professora da Unifesp, que enfatizou a importância da inclusão dos princípios de governo aberto nas políticas públicas em todo o país. Iagê Miola, pesquisador do Núcleo Direito e Democracia do Cebrap e professor cedido da Unifesp, também esteve presente no evento representando a Controladoria Geral da União.

Gabriela coordenou uma mesa-redonda intitulada “Governo Aberto na Perspectiva Acadêmica”, que abordou como os princípios de governo aberto podem ser integrados de maneira eficaz nas práticas administrativas e acadêmicas. A mesa contou com a participação de figuras importantes como Gisele Craveiro da Universidade de São Paulo (USP) e Luis Filipe Reinecke da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC).

O evento foi marcado ainda pelo lançamento da Rede Brasileira de Governo Aberto, uma iniciativa voltada à promoção, ao aprimoramento e à difusão de práticas e políticas de Governo Aberto. A iniciativa representa um avanço significativo na consolidação de esforços colaborativos entre diferentes esferas de governo e a sociedade, visando fortalecer as práticas de governança aberta no país.

 

 

Leia Também

“Aos meus filhos e seus companheiros de geração, para que façam mais e melhor”. Eis a dedicatória de Paul Singer em ‘Desenvolvimento e Crise’ [Difusão Europeia do Livro, 1968]. Tais palavras têm um significado múltiplo: o amor incondicional aos seus, o compromisso com a transformação, a esperança na juventude e a permanente busca do aperfeiçoamento. […]

Na segunda-feira (9), teve início o programa Juventude Rural Transformadora, que visa capacitar 100 jovens estudantes do campo em um curso teórico-prático de Agricultura Familiar Sustentável. A solenidade de abertura do encontro de ambientação aconteceu no auditório do Campus Central do Instituto Federal do Piauí (IFPI), no Centro de Teresina. Este primeiro encontro presencial marcou […]

Um dos trabalhos em andamento do Afro-Cebrap começou a divulgar no final de outubro de 2020 uma série de informativos semanais sobre seus achados e análises. Com patrocínio da Ford Foundation, e apoio da Fundação Tide Setubal e do Instituto Ibirapitanga, a pesquisa “Desigualdades Raciais e Covid-19” tem como objetivo sistematizar, analisar e divulgar “dados […]