NDAC celebrou 15 anos de trajetória científica e afetiva com evento no Cebrap

O Núcleo Democracia e Ação Coletiva (NDAC) do Cebrap comemorou seus 15 anos de atuação com um evento que celebrou a trajetória científica e as relações construídas ao longo dos anos. Realizado no dia 20 de setembro, no Auditório do Cebrap, o encontro reuniu pesquisadores e pesquisadoras que contribuíram para o crescimento e a consolidação do Núcleo.

A celebração foi marcada por duas mesas de discussão que abordaram tanto os avanços acadêmicos quanto as interações pessoais cultivadas nesse período. A primeira mesa, “Balanço e perspectivas da esquerda no México e o lugar da participação”, teve a presença do professor Ernesto Isunza Vera e Adrian Gurza Lavalle, presidente do Cebrap, que discutiram as experiências atuais da esquerda mexicana. Assista aqui. 

Já a segunda mesa, intitulada “15 anos depois: legados, afetos e desafios”, teve tom mais intimista e refletiu sobre a trajetória do NDAC de forma mais pessoal. Segundo a pesquisadora Maira Rodrigues, essa mesa foi marcada por uma combinação de debates científicos e relatos emocionantes sobre as relações construídas no Núcleo e além dele, com a participação de Rebecca Abers, Débora Almeida, Ernesto Isunza Vera e Renata Bichir.

“Foi um dia de muita comemoração e encontros, já que o Núcleo conta com pesquisadores em várias regiões do país. Embora nossas reuniões sejam híbridas, a festa foi um momento de estarmos juntos e festejarmos”, afirmou Maira.

O evento também contou com homenagens surpresas a Monika Dowbor, coordenadora do NDAC, e Adrian Gurza Lavalle, que fundou e coordenou o núcleo por muitos anos.

A comemoração ainda foi prestigiada por importantes nomes da academia, como Evelina Dagnino, além de pesquisadores de outros núcleos do Cebrap e do CEM, que fizeram questão de comparecer ao evento.

Ao longo de 15 anos, o NDAC formou mais de 50 doutores e mestres, muitos dos quais hoje ocupam posições de destaque em instituições de ensino e pesquisa no Brasil. A atuação do núcleo passa por pesquisa, formação e assessorias para diversas instituições públicas e privadas.

Site do NDAC: https://www.ndac-cebrap.org/

Instagram: https://www.instagram.com/ndaccebrap/?next=%2F

Leia Também

A partir de survey realizado com população de 50 anos ou mais em três capitais brasileiras (São Paulo, Salvador e Porto Alegre), a pesquisa “Impactos Sociais do Envelhecimento Ativo” traz resultados inéditos sobre 11 dimensões condicionantes para qualidade de vida da população no processo de envelhecimento. A pesquisa foi realizada pelo Núcleo de Desenvolvimento do […]

O Seminário Cebrap do dia 27/10 discutiu o “Censo 2022: um retrato do país”, no auditório do Cebrap. O evento debateu as mudanças metodológicas no Censo 2022 comparado aos anteriores e as transformações demográficas que caracterizam o país na última década, especialmente no que diz respeito às populações indígena e quilombola.