A íntegra do Dia 3 do seminário #Cebrap50anos

16 de maio de 2019 foi o terceiro e último dia do seminário “Democracia à brasileira – Cebrap 50 anos” e os debates trataram de desigualdades, religião e debates políticos do espaço público. Na quinta mesa, por exemplo, Marta Arretche (Cebrap/CEM/USP), Pablo Beramendi (Duke University) e Marcelo Medeiros (IPEA) discutiram, com mediação de Márcia Lima, questões relacionadas à trajetória recente da desigualdade no Brasil e no contexto internacional.

E abaixo, a versão com tradução simultânea em português da apresentação de Pablo Beramendi.

Na sexta mesa, Paula Montero (Cebrap/USP), Ronaldo de Almeida (Cebrap/Unicamp) e Juan Vaggione (Conicet) refletiram sobre a presença política e pública da religião no contexto contemporâneo. Os focos centrais do debate foram a conjuntura político-religiosa atual e as recentes mudanças na articulação entre o secular e o religioso. Mediação de Mauricio Fiore.

Abaixo, a tradução simultânea em português da apresentação de Juan Vaggione.

A sétima e última mesa do seminário comemorativo dos 50 anos do Cebrap reuniu Magali Bessone (Paris I), Marcos Nobre (Cebrap/Unicamp) e Sérgio Costa (Cebrap/Mecila/Universidade Livre de Berlim) pra refletir sobre de qual maneira questões como raça, desigualdade e crise da democracia surgem na discussão pública. Mediação de Marta Machado.

Abaixo, a versão com tradução simultânea em português da apresentação de Magali Bessone.

Veja também a íntegra dos outros dias:

Dia 1 – Abertura/Adam Przeworski

Dia 2 – Instituições políticas/Mobilizações sociais/Desenvolvimento, trabalho e políticas públicas

Leia Também

Nos dias 16 e 17 de agosto, o Cebrap sedia os seminários de pesquisa do seu Programa Internacional de Pós-Doutorado [ou IPP, International Post-Doctoral Program]. O evento é aberto e gratuito. Confira a programação: Dia 16/08 11:00-11:50 – “A Dignidade dos Outros: Pobreza e Opressão”, por Lucas Petroni Debatedor: Rurion Melo, CEBRAP/USP 12:00-12:50 – “Modelos de […]

Após uma bem sucedida estreia com quatro cursos no primeiro semestre de 2018, o cebrap.lab anuncia a grade de cursos para o segundo semestre do ano. O projeto, que tem como objetivo difundir conhecimento analítico através de um programa de cursos aplicados de métodos, técnicas e ferramentas de pesquisa em Ciências Sociais, traz de volta os […]