Acesse às publicações do Desafio Longeviver

O projeto Desafio Longeviver Itaú-Cebrap tem o objetivo de fomentar a produção de conhecimento científico sobre o envelhecimento da população e os desafios para o mercado de trabalho no Brasil, buscando fortalecer o tema no debate público.

Por meio de um edital são selecionados 5 candidatos com o desafio de desenvolver em seis meses um artigo acadêmico inédito sobre a temática “O envelhecimento da população e os desafios para o mercado de trabalho no Brasil”.

Os candidatos selecionados ganham uma bolsa, e são beneficiados com cursos de capacitação em metodologia de pesquisa, além de receberem orientação dos pesquisadores do Núcleo de Desenvolvimento do CEBRAP.

Atualmente o programa está na sua 3ª edição. Em 2020 foi lançada a 1ª edição e em 2021 foi lançada a 2ª edição em livros físicos e digitais.

Acesse a 1ª edição aqui.
Acesso a 2ª edição aqui.

Assista ao evento de lançamento da 1ª edição aqui.
Assista ao evento de lançamento da 2ª edição aqui.

Leia Também

Organizado pelos pesquisadores Mauricio Fiore e Miriam Dolhnikoff, o livro, além de fornecer subsídios para debates, coloca a instituição paulista na vanguarda da produção multidisciplinar do conhecimento crítico e independente em ciências humanas   Como parte da comemoração dos 50 anos do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (completados em 2019), o livro Mosaico de […]

O CEBRAP lamenta profundamente a morte de Dom Paulo Evaristo Arns, Cardeal Arcebispo Emérito de São Paulo. Além de seu apoio direto à constituição deste centro de pesquisa, sendo um dos inspiradores do livro São Paulo: crescimento e pobreza, Dom Paulo será sempre lembrado por nunca ter se omitido diante do arbítrio e da desigualdade.

Daniela Costanzo, pesquisadora do Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap, participou do primeiro Summer Institute da Network for a New Political Economy (N2PE) da Universidade da California Berkeley. A rede, coordenada pelos professores Neil Fligstein e Steven Vogel, tem como objetivos trabalhar para definir como deveria ser uma nova economia política e construir uma comunidade interdisciplinar […]