Cebrap lança Relatório Institucional 2023

O Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) lança agora o Relatório Institucional de 2023. O documento destaca os 55 anos do Cebrap, cuja trajetória é marcada por contribuições significativas ao debate de grandes questões sociais, políticas e econômicas do Brasil.

O Relatório Institucional 2023 do Cebrap organiza e apresenta de maneira transparente os números, informações e análises que refletem a atuação do Cebrap ao longo dos anos. A publicação deste relatório é uma forma de prestar contas e reafirmar o compromisso com a transparência e a excelência científica. Este relatório será publicado anualmente.

O relatório é composto por diversas seções que abrangem os principais aspectos da instituição. Em 2023, o Cebrap contava com 13 núcleos de pesquisa, 3 projetos especiais, 77 projetos em andamento, 203 pesquisadores colaboradores e 68 pesquisadores associados.

Os núcleos de pesquisa são apresentados com suas respectivas áreas de atuação e principais projetos desenvolvidos em 2023. Além disso, o documento apresenta as colaborações com diversas entidades nacionais e internacionais, incluindo universidades e fundações.

O programa cebrap.lab também é destacado por seus cursos de capacitação em métodos e técnicas de pesquisa. A seção de premiações e homenagens celebra os reconhecimentos recebidos pelos pesquisadores do Cebrap, como o Prêmio Jabuti Acadêmico.

O relatório inclui informações sobre o International Postdoctoral Program e a revista Novos Estudos. Apresenta ainda algumas das novas iniciativas para 2024, como o INCT Participa, um centro de pesquisa focado na reconfiguração das interações entre sociedade civil e Estado, e o Centro de Imaginação Crítica: Economia Política e Cidadania (CCI).

Confira o Relatório Institucional 2023 completo aqui.

Leia Também

Dando continuidade a um intercâmbio iniciado em 2020-2021, os Diálogos Brasil-Berlim buscarão discutir o significado, os riscos e as possibilidades abertas pelas eleições de 2022 para o Brasil. O evento é organizado pelo Mecila e conta com a participação de Camila Rocha, pesquisadora associada o Cebrap. O terceiro encontro, “Esfera pública, redes digitais e comunicação […]

Pesquisadores do Cebrap, das universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), Alagoas (UFAL), Maranhão (UFMA), Pernambuco (UFPE) e da Universität Hamburg (UH) assinam o artigo “Variações nas taxas de homicídios no Brasil: Uma explicação centrada nos conflitos faccionais”. O artigo compõe o dossiê temático ‘Governança Criminal na América Latina em Perspectiva Comparada’, publicado pela […]

Mais de 250 pesquisadores do Brasil e do exterior, incluindo cebrapianos como Elza Berquó e Sandra Garcia, divulgaram na sexta, 14 de junho, uma carta aberta em defesa da Diretoria da Associação Brasileira de Estudos Populacionais e técnicos do IBGE e rejeitando “os cortes no escopo temático do Censo Demográfico, e a consequente deslegitimização do […]