Cebrap promove seminários virtuais durante a pandemia

Em tempos de Covid-19, quarentena e isolamento social, o Cebrap transferiu seus debates do Auditório Elza Berquó para a internet. Com transmissão ao vivo no canal do Cebrap no YouTube, os seminários virtuais vem tratando de diversos aspectos – econômicos, políticos, trabalho, etc – do Brasil e do mundo atingidos e transformados por essa crise histórica causada pelo coronavírus. Confira abaixo todos os 13 seminários da casa em 2020.

2 de abril – Com abertura de Arilson Favareto (UFABC), coordenador de seminários do Cebrap, e mediação de André Roncaglia (Unifesp/Cebrap), o webinar Cenário econômico no contexto da pandemia do coronavírus reuniu Armínio Fraga (economista, sócio-fundador da Gávea Investimentos, ex-presidente do Banco Central), Marcelo Medeiros (economista, doutor em sociologia, professor visitante da Princeton University) e Zeina Latif (economista, consultora econômica, colunista do jornal O Estado de S. Paulo). Na pauta, o atual cenário econômico brasileiro e o que deve ser feito para fazer face à crise.

17 de abril – Com mediação de Maria Hermínia Tavares de Almeida (Cebrap), o webinar Cenário político no contexto da pandemia do coronavírus reuniu Angela Alonso (socióloga, professora da USP, pesquisadora e ex-presidente do Cebrap), Conrado Hübner Mendes (doutor em Direito e em Ciência Política, professor da Faculdade de Direito da USP) e Marcos Nobre (filósofo, professor da Unicamp e presidente do Cebrap). Na pauta, o atual cenário político brasileiro, ainda mais conturbado pela pandemia do Coronavírus, e os embates entres os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

30 de abril – Coordenado por Hellen Guicheney (Cebrap/Centro de Estudos da Metrópole), Mercado de trabalho no contexto da pandemia Coronavírus reuniu apresentações de Nadya Araújo Guimarães (USP/Cebrap), Sayonara Grillo (UFRJ/Justiça do Trabalho) e Ian Prates (Cebrap/Social Accountability International) e Rogério Barbosa (Centro de Estudos da Metrópole). Prates e Barbosa trataram de trabalho desenvolvido para a Rede de Pesquisa Solidária – Políticas Públicas & Sociedade. Especialmente neste webinar, Adalberto Cardoso (IESP-UERJ) teve o papel de debatedor externo. Na pauta, o presente e o futuro do mercado e das relações de trabalho em um mundo sob ameaça de pandemia e num país em crise política.

8 de maio – Coordenado por Maria Hermínia Tavares de Almeida (Cebrap), Crise e respostas institucionais no contexto da pandemia do Coronavírus trouxe apresentações de Fabiano Santos (IESP-UERJ), Lara Mesquita (FGV/Cebrap) e Marcus André Melo (UFPE). Em pauta, a atuação dos três poderes da República no contexto atual e as possíveis alternativas institucionais frente à evolução da crise política.

15 de maio – Coordenado e mediado por Ana Paula Galdeano (Cebrap), As populações periféricas no contexto da pandemia do Coronavírus: favelas, ruas e prisões trouxe ao debate Camila Nunes Dias (UFABC/NEV), Gabriel Feltran (UFSCar/Cebrap) e Simone Frangella (Instituto de Ciências Sociais/Universidade de Lisboa) tratando do impacto da pandemia nas populações mais violadas do ponto de vista dos direitos humanos, suas condições de vida e as medidas estatais e não estatais adotadas.

29 de maio – Coordenado por Ricardo Balthazar (Folha de S. Paulo), Redes de proteção social no contexto da pandemia do coronavírus reuniu Glauco Arbix (USP/Cebrap) e Rogério Barbosa (CEM/Cebrap) tratando de como as redes de proteção social estão agindo durante a pandemia e do trabalho que vem desenvolvendo com a Rede de Pesquisa Solidária. Graziela Castello, pesquisadora e diretora administrativa do Cebrap, foi a debatedora convidada. Webinar feito em parceria com a Folha de S. Paulo.

12 de junho – Com abertura de Arilson Favareto (UFABC) e mediação de Ana Carolina Amaral (Folha de S.Paulo/Ambiência), o webinar Agenda ambiental no contexto da pandemia do coronavírus reuniu Ana Toni (Instituto Clima e Sociedade), José Eli da Veiga (IEA/USP) e Ricardo Abramovay (IEE/USP). Em pauta, o debate sobre como as agendas de clima e sustentabilidade foram e serão afetadas pela crise desencadeada com a Covid-19, e quais os caminhos para que o tratamento destes temas favoreça a busca por alternativas inovadoras para o período pós pandemia.

26 de junho – Com abertura de Arilson Favareto e mediação de Jonas Medeiros (Cebrap), o webinar Bolsonarismo no contexto da pandemia do coronavírus, reuniu Camila Rocha (Cebrap) e Márcio Moretto Ribeiro (USP). Em pauta, a base social do bolsonarismo e como seus eleitores e apoiadores têm interpretado e se posicionado no debate público e nas mídias digitais frente às políticas do governo Bolsonaro diante da pandemia.

17 de julho – Com abertura de Arilson Favareto (UFABC) e mediação de Sandra Garcia (Cebrap), o webinar Os impactos da pandemia no agravamento da violência doméstica contra a mulher: visibilidade e respostas políticas reuniu Juliana Martins (Fórum Brasileiro de Segurança Pública) e Wânia Pasinato (Consultora da ONU Mulher). Por motivos profissionais, Adriana Ramos de Mello não pode comparecer.

Segundo o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), houve um aumento de mais de 50% no número de denúncias de violência doméstica desde o início da quarentena em março. Com esse e outros números na cabeça, o webinar tratará dessa que é um das consequências menos discutidas da crise desencadeada pela pandemia (e quais respostas tem sido dadas pelos poderes públicos).

20 de julho – Nesta edição especial dos seminários virtuais promovidos pelo Cebrap desde o início da quarentena em março o assunto agora é fake news. Mais precisamente, o projeto da Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet recentemente aprovado no Senado e que pretende combater notícias falsas em redes sociais e serviços de mensagens. O PL 2630/2020 está agora nas mãos da Câmara dos Deputados e depois segue para sanção presidencial. Com abertura de Raphael Neves, diretor científico do Cebrap e professor da Unifesp, e mediação de Mariana Valente (Cebrap/InternetLab/Insper), o webinar Sobre o Projeto de Lei das Fake News reuniu a deputada Margarete Coelho (PP/PI) e o deputado Orlando Silva (PC do B/SP) para tratar dos prós e contras deste PL, do que foi e não foi discutido com a sociedade civil, de possíveis ruídos em relação ao Marco Civil da Internet (2014), de riscos à privacidade dos usuários, entre outras questões

25 de setembroEducação e mundo digital no contexto da pandemia do coronavírus reuniu três especialistas no campo da educação para tratar do impacto na aprendizagem e do desafio de adaptação aos meios digitais consequentes da suspensão das aulas presenciais. Estiveram presentes Adelina Novaes (Fundação Carlos Chagas), Claudia Costin (FGV-Ceipe) e Graziela Perosa (USP), com mediação de Adriano Januário (Cebrap).

11 de dezembro – Todo mundo sabe quem ganhou e quem perdeu nessas eleições municipais de 2020: os nomes, os partidos, quantos de um, quantos de outro. Mas que forças políticas saíram maiores? Quais enfraqueceram? Houve surpresas? Afinal de contas, o que 2020 nos mostrou e como isso pode antecipar as eleições de 2022? No penúltimo seminário virtual do Cebrap de 2020, a cientista política Maria Hermínia Tavares de Almeida (Cebrap) coordenou Eleições municipais 2020: o que as urnas revelaram?, um debate com as presenças de Rachel Meneguello (UNICAMP), Antonio Lavareda (IPESPE) e Pedro Floriano Ribeiro (UFSCar).

18 de dezembro – O último seminário virtual do Cebrap em 2020 foi uma pausa reflexiva, e ainda assim instigante e atual, na torrente de urgências de um ano mergulhado em pandemia. O filósofo, e um dos cebrapianos fundadores, José Arthur Giannotti discorreu sobre o desafio que enfrentou ao escrever seu mais recente livro, Heidegger/Wittgenstein – Confrontos (Companhia das Letras), e das divergências entre dois dos maiores filósofos do século XX. Apresentação e moderação de Raphael Neves, professor da Unifesp e diretor científico do Cebrap, e participações de Marcos Nobre, Luiz Henrique Lopes dos Santos, Márcio Sattin, Lutti Mira Salineiro, Luciano Codato, Robson Ramos e João Carlos Torres.

Leia Também

Está disponível para download gratuito o livro ‘Elza Berquó – Encontros’. Organizado por Sandra Garcia, Rosana Baeninger, Tânia Lago e Chico Max, a publicação é um passeio repleto de imagens da vida, dos trabalhos e das amizades da demógrafa, e uma das fundadoras do Cebrap, Elza Berquó. Baixe o livro: Livro Elza – Cebrap Marcos […]

Nós, pesquisadores e professores do AFRO/Cebrap, vimos com espanto e indignação a nomeação de Sérgio Camargo para o cargo de presidente da Fundação Palmares. Como divulgado nos meios de comunicação nacionais, Sérgio Camargo não apresenta competência técnica nem conhecimento teórico e histórico do próprio órgão para o qual foi designado representante maior, tampouco representa os […]

Está aberta a chamada para novas(os) bolsistas do Mecila em 2020. São 5 bolsas para pesquisadores experientes (Senior Fellows) e 4 bolsas para recém doutores (Junior Fellows) com duração de 7 meses e alocadas na sede do Mecila, em São Paulo. Inscrições serão aceitas até 15 de janeiro de 2020. Saiba mais sobre as bolsas: […]

É com grande alegria que anunciamos o resultado do Edital 2020/21 da Cátedra Itinerante – Inclusão Produtiva no Brasil Rural e Interiorano, uma iniciativa conjunta do Cebrap-Sustentabilidade, da Fundação Arymax, da Fundação Tide Setubal e do Instituto Humanize. O edital recebeu 40 propostas de todo o país e de diferentes centros de pesquisa. As seguintes […]