Cebrap sedia curso sobre Orçamentos Sensíveis a Gênero e Raça em parceria com a Rede Orçamento Mulher

Entre os dias 27 e 31 de janeiro de 2025, o Núcleo Democracia e Ação Coletiva (NDAC) do Cebrap, em colaboração com a Rede Orçamento Mulher, representada pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e pela Fundação Tide Setubal, realizará um curso presencial sobre Orçamentos Sensíveis a Gênero e Raça (OSGR). O evento será realizado na sede do Cebrap, localizada na Rua Morgado de Mateus, 615, Vila Mariana, São Paulo.

O curso tem como objetivo capacitar servidores públicos, pesquisadores, acadêmicos e integrantes de associações ou organizações da sociedade civil que atuam na temática do OSGR. A iniciativa busca fortalecer a implementação de modelos de orçamento que promovam maior equidade de gênero e raça nos estados e municípios brasileiros.

Estão disponíveis 30 vagas, sendo 10 delas contempladas com bolsas que cobrem despesas de passagem, hospedagem e alimentação para participantes de fora de São Paulo. A seleção dará preferência a pessoas com experiência prévia no tema do OSGR. Para a concessão das bolsas, será priorizada a participação de mulheres negras e/ou mulheres residentes das regiões Norte e Nordeste.

Os interessados têm até o dia 17 de dezembro de 2024 para se inscrever, acesse aqui.

Leia Também

Está aberta a seleção de 2023 do Programa Internacional de Pós-Doutorado (IPP) do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), em São Paulo. Seguindo a pluralidade teórica e metodológica do Centro e as experiências anteriores de formação de quadros da Casa, o IPP selecionará até 10 doutoras(es), de diferentes nacionalidades, das áreas de antropologia, ciência […]

Nós, pesquisadores e professores do AFRO/Cebrap, vimos com espanto e indignação a nomeação de Sérgio Camargo para o cargo de presidente da Fundação Palmares. Como divulgado nos meios de comunicação nacionais, Sérgio Camargo não apresenta competência técnica nem conhecimento teórico e histórico do próprio órgão para o qual foi designado representante maior, tampouco representa os […]

A aprovação da Lei de Cotas (Lei 12.7111), que garante 50% das vagas das universidades e institutos federais a ex-alunos de escolas públicas, completou 10 anos no mês de agosto. Para celebrar a ocasião, o Afro-Cebrap e o GEMAA/IESP-UERJ realizou, no dia 11/8, o seminário “10 anos da Lei de Cotas”.

Foi lançada a primeira edição dos Cadernos Afro Memória. A publicação dos Cadernos visa ampliar a circulação de registros históricos do movimento negro e fortalecer o debate sobre memória negra no Brasil. Esta edição é dedicada ao Acervo documental de Milton Barbosa, histórico militante do Movimento Negro Unificado (MNU).