Maria Hermínia Tavares de Almeida recebe título de Professora Emérita pela USP

A pesquisadora Maria Hermínia Tavares de Almeida foi agraciada com o título de Professora Emérita pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). A cerimônia de entrega foi realizada no dia 22 de março, na Cidade Universitária de São Paulo.

Este reconhecimento veio em virtude de sua excepcional contribuição para o campo acadêmico, marcando um ponto alto na trajetória de uma pesquisadora que dedicou sua vida ao estudo das ciências políticas e relações internacionais.

A cerimônia de entrega contou com a presença de membros da comunidade acadêmica, incluindo o diretor da FFLCH, Paulo Martins, que fez a abertura do evento. Em seu discurso, Martins destacou a importância de Maria Hermínia para a universidade no plano intelectual, pela relevância de suas pesquisas, e no plano institucional, pelas contribuições decisivas na organização do Departamento de Ciência Política e na gestão dos programas acadêmicos da unidade.

O professor Fernando Limongi, do Departamento de Ciência Política e pesquisador do Cebrap, apresentou trajetória acadêmica de Maria Hermínia, destacando sua contribuição acadêmica e desempenho em várias posições institucionais.

Maria Hermínia é professora aposentada do Departamento de Ciência Política da FFLCH e do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, pesquisadora sênior do Cebrap, coordenadora do International Postdoctoral Program (IPP) e do Núcleo de Estudos Internacionais. Também é autora de livros e pesquisas na área de políticas públicas, instituições políticas, opinião pública e política externa.

Assista à cerimônia completa: https://www.youtube.com/live/G9qCINnI9D8?si=enBA3XG-yi4yXwKi

 

 

Leia Também

Foi lançada a primeira edição dos Cadernos Afro Memória. A publicação dos Cadernos visa ampliar a circulação de registros históricos do movimento negro e fortalecer o debate sobre memória negra no Brasil. Esta edição é dedicada ao Acervo documental de Milton Barbosa, histórico militante do Movimento Negro Unificado (MNU).

O Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) lamenta com profundo pesar o falecimento de José Gregori, ex-ministro de Justiça e Secretário nacional de Direitos Humanos.  Figura de excepcional grandeza na história do país, dedicou sua vida ao serviço público, à promoção da justiça e à defesa dos direitos humanos e da democracia.  José Gregori […]