Maria Hermínia Tavares de Almeida recebe título de Professora Emérita pela USP

A pesquisadora Maria Hermínia Tavares de Almeida foi agraciada com o título de Professora Emérita pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). A cerimônia de entrega foi realizada no dia 22 de março, na Cidade Universitária de São Paulo.

Este reconhecimento veio em virtude de sua excepcional contribuição para o campo acadêmico, marcando um ponto alto na trajetória de uma pesquisadora que dedicou sua vida ao estudo das ciências políticas e relações internacionais.

A cerimônia de entrega contou com a presença de membros da comunidade acadêmica, incluindo o diretor da FFLCH, Paulo Martins, que fez a abertura do evento. Em seu discurso, Martins destacou a importância de Maria Hermínia para a universidade no plano intelectual, pela relevância de suas pesquisas, e no plano institucional, pelas contribuições decisivas na organização do Departamento de Ciência Política e na gestão dos programas acadêmicos da unidade.

O professor Fernando Limongi, do Departamento de Ciência Política e pesquisador do Cebrap, apresentou trajetória acadêmica de Maria Hermínia, destacando sua contribuição acadêmica e desempenho em várias posições institucionais.

Maria Hermínia é professora aposentada do Departamento de Ciência Política da FFLCH e do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, pesquisadora sênior do Cebrap, coordenadora do International Postdoctoral Program (IPP) e do Núcleo de Estudos Internacionais. Também é autora de livros e pesquisas na área de políticas públicas, instituições políticas, opinião pública e política externa.

Assista à cerimônia completa: https://www.youtube.com/live/G9qCINnI9D8?si=enBA3XG-yi4yXwKi

 

 

Leia Também

Date: December 14, 2023 Time: 9:45 AM – 4:30 PM (BRT Time Zone) Location: Cebrap Auditorium and Zoom* Schedule: 9:45 am – Opening 10:00 am – Leonardo Fontes Entre o sonho e a sobrevivência: o (des)enraizamento do neoliberalismo entre trabalhadores-empreendedores das periferias de São Paulo Discussant: Prof. Nadya Araujo Guimarães 11:10 am – Henrique Antunes […]

O Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap, em conjunto com o Itaú Viver Mais, lançará o livro “Impactos Sociais do Envelhecimento Ativo”. A publicação é resultado de uma pesquisa sobre a longevidade no Brasil, analisando 11 dimensões condicionantes para a qualidade de vida da população no processo do envelhecimento. O lançamento acontece durante a Longevidade Expo+Fórum […]

Com a participação do Núcleo de População e Sociedade do Cebrap, o projeto Linha de Cuidado para a Saúde na Adolescência e Juventude para o Sistema Único de Saúde no Estado de São Paulo (LCA&J) está promovendo diversos eventos durante o mês de maio. O projeto lançou publicação que apresenta informações sobre o cuidado com a saúde […]