Maria Hermínia Tavares de Almeida recebe título de Professora Emérita pela USP

A pesquisadora Maria Hermínia Tavares de Almeida foi agraciada com o título de Professora Emérita pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). A cerimônia de entrega foi realizada no dia 22 de março, na Cidade Universitária de São Paulo.

Este reconhecimento veio em virtude de sua excepcional contribuição para o campo acadêmico, marcando um ponto alto na trajetória de uma pesquisadora que dedicou sua vida ao estudo das ciências políticas e relações internacionais.

A cerimônia de entrega contou com a presença de membros da comunidade acadêmica, incluindo o diretor da FFLCH, Paulo Martins, que fez a abertura do evento. Em seu discurso, Martins destacou a importância de Maria Hermínia para a universidade no plano intelectual, pela relevância de suas pesquisas, e no plano institucional, pelas contribuições decisivas na organização do Departamento de Ciência Política e na gestão dos programas acadêmicos da unidade.

O professor Fernando Limongi, do Departamento de Ciência Política e pesquisador do Cebrap, apresentou trajetória acadêmica de Maria Hermínia, destacando sua contribuição acadêmica e desempenho em várias posições institucionais.

Maria Hermínia é professora aposentada do Departamento de Ciência Política da FFLCH e do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, pesquisadora sênior do Cebrap, coordenadora do International Postdoctoral Program (IPP) e do Núcleo de Estudos Internacionais. Também é autora de livros e pesquisas na área de políticas públicas, instituições políticas, opinião pública e política externa.

Assista à cerimônia completa: https://www.youtube.com/live/G9qCINnI9D8?si=enBA3XG-yi4yXwKi

 

 

Leia Também

Em junho, o cebrap.lab oferece os seguintes cursos: Desenho, condução e análise de grupos focais (12 a 16 de junho) com Alexandre Abdal Laboratório de desenho de pesquisa (19 a 23 de junho) com Monise Fernandes Picanço, Tomás Wissenbach e Victor Callil Introdução à linguagem de programação R (26 a 30 de junho) com Beatriz […]

Em mais um seminário da série ‘Cebrap 50 anos, obras fundamentais’, Andrea Loyola (IMS/UERJ), Magda Isabel (UFSCar) e Tania Lago (Santa Casa) discutiram a importância e a atualidade dos trabalhos de Elza Berquó, uma das fundadoras do Cebrap, no campo dos estudos de reprodução e também nas discussões raciais, especialmente das mulheres negras. Confira o […]