Numa parceria Cebrap e FGV, workshop discute opinião pública e política externa na América Latina

Na próxima sexta, 25 de outubro, o Cebrap e Fundação Getúlio Vargas (FGV) promovem o workshop “Opinião Pública e Relações Internacionais – O Projeto ‘Brasil, as Américas e o Mundo‘” O evento acontecerá no Salão Nobre da FGV [Av. 9 de Julho, 2029, 4º andar, Bela Vista, São Paulo]. Inscreva-se AQUI.

Confira abaixo a programação completa:

10h – 10h15: Abertura
Celso Castro (FGV) e Maria Hermínia Tavares de Almeida (CEBRAP)

10h – 12h: Sessão 1 – Globalização, imigração e opinião pública
Mediador: Umberto Mignozzetti (FGV)
Debatedor: George Avelino (FGV)
– “Free trade and the Latin American Public Opinion”, por Flavio Pinheiro (UFABC) e Ivan Fernandes (UFABC)
– “Risk and Opportunity in South-South Economic Relations: Do Trade Shocks Affect Brazilians’ Views about China?”, por Daniela Campello (FGV) e Francisco Urdinez (PUC-Chile)
– “The Misperception of Threat towards Immigrants and Migrants in Sender Countries: comparing list and endorsement experiments in Brazil”, por Feliciano Sá Guimarães (USP), Ivan Fernandes (UFABC) e Flavio Pinheiro (UFABC)

12h30 – 13h45: Almoço

14h – 15h45: Sessão 2 – Democracia, populismo e política externa
Mediadora: Maria Hermínia Tavares de Almeida (CEBRAP)
Debatedor: Francisco Urdinez (PUC-Chile)
– “Bases of democratic adherence and the possibilities of populism: Brazil in comparative perspective”, por Raquel Meneguello (UNICAMP)
– “The Brazilians and the world: is there mass public support for populism?”, por Leandro Piquet Carneiro (USP) e Maria Hermínia Tavares de Almeida (CEBRAP)
– “Balancing Public and Elite Preference: Foreign Policy Evidence from Brazil”, por Umberto Mignozzetti (FGV) e Stephen Herzog (Yale)

15h45 – 16h: Coffee Break

16h – 17h30: Mesa redonda ‘Ciências Sociais Experimentais: pesquisa, métodos e implementação’
Mediadora: Janina Onuki (USP)
Debatedores: Francisco Urdinez (PUC-Chile), Lucio Rennó (UnB), Umberto Mignozzetti (FGV), Feliciano Sá Guimarães (USP) e Nara Pavão (UFPE)

17h30 – 18h: Próximos passos e encerramento

Leia Também

A pandemia da Covid-19 colocou o tema do cuidado e da interdependência entre os indivíduos no centro de muitos dos debates sociais. Esse é um dos focos do Projeto Internacional “Who cares? Rebuilding Care in a Post-Pandemic World”, coordenado por Nadya Araujo, recentemente distinguido com o apoio da Fapesp/Trans Atlantic Platform e que tem o […]

O terceiro episódio do CebrapCast é uma homenagem ao sociólogo e ex-presidente do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, Vilmar Faria. O episódio foi intitulado “As consequências não intencionais das políticas públicas: a audaciosa teoria de Vilmar Faria sobre a transição demográfica no Brasil” e conta com a particiapação de Eduardo Rios Neto, presidente do […]

O Projeto Afro Memória é uma iniciativa que se propõe a recuperar, preservar e disseminar a memória negra através da captação, organização, catalogação e digitalização de acervos do ativismo negro contemporâneo. Já foram realizadas três lives nas redes sociais do Cebrap sobre o projeto. O Projeto Afro Memória é uma parceria Afro Cebrap, Arquivo Edgard […]

Está disponível para download gratuito o livro ‘Elza Berquó – Encontros’. Organizado por Sandra Garcia, Rosana Baeninger, Tânia Lago e Chico Max, a publicação é um passeio repleto de imagens da vida, dos trabalhos e das amizades da demógrafa, e uma das fundadoras do Cebrap, Elza Berquó. Baixe o livro: Livro Elza – Cebrap Marcos […]