Nota de pesar sobre o falecimento de Lúcio Kowarick

É com pesar que comunicamos o falecimento de Lúcio Félix Frederico Kowarick, docente aposentado do Departamento de Ciência Política da USP e sócio do Cebrap [onde atuou como pesquisador nos anos 1970]. Sua morte, aos 82 anos, ocorreu nesta segunda, 24 de agosto, e o sepultamento será realizado nesta terça, às 16h30, no Cemitério Redentor [Av. Dr. Arnaldo, 1105 – Sumaré, São Paulo]. Como o óbito não está relacionado à COVID-19, haverá velório a partir das 14h30, na capela do cemitério.

Kowarick graduou-se em Ciências Políticas e Sociais, pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, em 1961. Obteve o título de mestre em Ciências Sociais – Diplôme D’études Approfondies en Sciences Sociales (DEA), em 1967. Ingressou como professor da USP em 1970 e lá defendeu sua tese de doutorado “Marginalidade urbana e desenvolvimento: aspectos teóricos do fenômeno da América Latina”, em 1973.

Também trabalhou como pesquisador no CEDEC nos anos 1980, tendo sido professor e pesquisador visitante do IRD, do IRESCO e da EHESS, em Paris, do Institute of Development Studies da Universidade de Sussex, na Inglaterra, do Institute of Latin American Studies da Universidade de Londres, do Centre for Brazilian Studies da Universidade de Oxford, e do Japan Center for Area Studies, em Osaka.

Atuava lecionando, orientando e pesquisando nas áreas de movimentos sociais, urbanização, cidade, cidadania e políticas urbanas.

Publicou diversos livros, entre eles “A Espoliação Urbana” (1979), “Trabalho e Vadiagem – A Origem do Trabalho Livre no Brasil” (1987), “Escritos Urbanos” (2000) e “Viver em Risco” (2009, Prêmio Jabuti de Melhor Livro de Ciências Humanas). Foi co-autor de um livro fundamental na história da pesquisa brasileira e na história do Cebrap, “São Paulo 1975: Crescimento e Pobreza” (1976). Em 2013 recebeu o Prêmio Florestan Fernandes, concedido pela Sociedade Brasileira de Sociologia, pelo conjunto de sua obra.

Em setembro de 2017, Kowarick esteve no Cebrap relembrando o trabalho de seu livro “A Espoliação Urbana”. Eduardo Marques, que esteve presente neste seminário, escreveu “A espoliação urbana e o campo dos estudos urbanos no Brasil” como apresentação do debate.

Veja abaixo a íntegra deste seminário que é parte integrante da série ‘Cebrap 50 anos, obras fundamentais’:

Leia também

  • No blog da Novos Estudos Cebrap, uma resenha da reedição de “Trabalho e Vadiagem”.

Leia Também

O Panorama Quilombola, projeto do Afro-Cebrap, apresentou os resultados da pesquisa Quilombos e Acesso à Justiça: a atuação da Defensoria Pública no I Encontro da Frente Afro-Indígena das Defensoras e dos Defensores Públicos do Brasil. O pesquisador José Maurício Arruti apresentou no I Encontro da Frente Afro-Indígena das Defensoras e dos Defensores Públicos do Brasil, […]

“Nascida numa era sinistra, instituição legou essa lição à sociedade brasileira” Incomum na comunidade acadêmica brasileira, o hábito de celebrar os próprios feitos, a sua continuidade no tempo ou o próprio desenvolvimento de suas instituições não entusiasma muito a maioria dos cientistas sociais brasileiros (ao contrário, por exemplo, de nossos colegas norte-americanos que não perdem […]

O Núcleo de Direito e Democracia do Cebrap abriu edital para uma bolsa de pós-doutorado para a condução do projeto “Teoria Política sobre o Fascismo, ontem e hoje”. A bolsa está vinculada ao Projeto Temático “Crises da Democracia: Teoria Crítica e Diagnóstico do Tempo Presente”, coordenado pelo professor Marcos Nobre, presidente do Cebrap, e apoiado pela […]

O Projeto Afro Memória é uma iniciativa que se propõe a recuperar, preservar e disseminar a memória negra através da captação, organização, catalogação e digitalização de acervos do ativismo negro contemporâneo. Já foram realizadas três lives nas redes sociais do Cebrap sobre o projeto. O Projeto Afro Memória é uma parceria Afro Cebrap, Arquivo Edgard […]