Céline Béraud, socióloga e diretora de estudos da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), na França, debate pluralismo e democracia no Brasil contemporâneo nos dias 17, 18 e 19 de setembro, no Auditório do Cebrap. O encontro é uma iniciativa do Núcleo de Religiões no Mundo Contemporâneo do Cebrap. A programação inclui duas mesas de debates e uma conferência, ministrada por Béraud. Confira:
17/9. Mesa 1: Pluralismo religioso e seus modelos: escola, direito e plataformas digitais
No dia 17 de setembro, às 14h, será realizada a primeira mesa de debates, intitulada “Pluralismo religioso e seus modelos: escola, direito e plataformas digitais”. Com Céline Béraud como debatedora e Lilian Sales como coordenadora, a sessão contará com três exposições:
- Paula Montero: As Associações Interreligiosas na Construção do Pluralismo Religioso Escolar no Brasil.
- Cleto Abreu: Juristas Evangélicos na Pandemia de Covid-19 no Brasil: Liberdade Religiosa e a Mediação de um Pluralismo Jurídico Emergente.
- Olívia Barbosa: Feminismo e Antifeminismo no Instagram: faces do catolicismo brasileiro.
18/9. Mesa 2: Emoções, direitos humanos e imaginação: controvérsias sobre aborto e políticas antigênero
No dia 18 de setembro, também às 14h, será realizada a segunda mesa de debates, com o tema “Emoções, direitos humanos e imaginação: controvérsias sobre aborto e políticas antigênero”. Novamente com a mediação de Céline Béraud e a coordenação de Lilian Sales, a mesa contará com as seguintes exposições:
- Adriano Godoy: A emergência dos biomas em imaginações católicas
- Renata Nagamine: O debate sobre aborto e a imaginação da ordem no Brasil contemporâneo
- Paula Bortolin: Política antigênero e Direitos humanos no Brasil: a atuação do governo Bolsonaro.
19/9. Conferência: O novo pluralismo religioso nas Instituições Públicas Francesas
Para encerrar o evento, no dia 19 de setembro, às 11h, Céline Béraud ministrará a conferência “The New Religious Pluralism in French Public Institutions“.
Céline Béraud é diretora de estudos da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), na França, e seus principais temas de investigação incluem questões de gênero e sexualidade no catolicismo, a religião nas instituições públicas e a sociologia do catolicismo na França, com uma perspectiva comparada envolvendo Bélgica, Espanha, Itália, Portugal e Quebec.
O evento é gratuito e aberto ao público.
Local: Auditório do Cebrap
Morgado de Mateus, 615 – Vila Mariana, São Paulo