Confira o relatório de atividades de 2023 do Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap

Em 2023, a coordenação do Núcleo de Desenvolvimento foi assumida por Victor Calill em uma gestão compartilhada com os demais coordenadores(as) de projetos Monise Picanço, Priscila Vieira e Tomás Wissenbach.

Ao longo do ano, o Núcleo de Desenvolvimento se dedicou ao fortalecimento de parcerias e deu atenção especial à divulgação científica e à qualificação de sua equipe de pesquisadores(as).

Ao lado de 15 instituições parceiras foram desenvolvidas 23 pesquisas em 7 frentes temáticas: Envelhecimento; Trabalho; Educação; Tecnologia e Inovação; Gestão de Conhecimento; Mobilidade; e Cidades e Indicadores de Desigualdade e Desenvolvimento Sustentável.

Por meio desse conjunto de estudos buscamos fomentar o debate qualificado sobre os temas e dialogar com academia, sociedade civil e poder público.

Agradecemos às instituições parceiras e financiadoras que reconhecem a qualidade dos estudos produzidos pelo Núcleo de Desenvolvimento e apostam na produção de conhecimento para transformação de ações, organizações e superação de problemas da agenda pública.

No relatório de atividades de 2023 do Núcleo de Desenvolvimento há o balanço de pesquisas e o detalhamento de cada estudo por frente temática, com link para acesso às publicações e lançamentos. Acesse aqui.

Leia Também

As Oficinas Afro Memória buscam oferecer formação e capacitação teórica, técnica e política para preservação e difusão de acervos físicos e digitais ligados à memória do ativismo negro no Brasil, para finalidades acadêmicas, jornalísticas educacionais ou ativistas.

Está aberta a seleção de 2022 do Programa Internacional de Pós-Doutorado (IPP) do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), em São Paulo. Seguindo a pluralidade teórica e metodológica do Centro e as experiências anteriores de formação de quadros da Casa, o IPP selecionará até 10 doutoras(es) das áreas de antropologia, ciência política, demografia, direito, […]

Em 2023, os laboratórios do cebrap.lab estão organizados em duas trilhas, uma qualitativa e uma quantitativa, e há descontos progressivos para quem cursar mais de um lab ou toda a trilha. Na trilha qualitativa, são oferecidos labs de técnicas como entrevistas, etnografia, grupos focais, análises documentais, entre outros. Na trilha quantitativa, são oferecidos labs de […]

Reconstruir a organização do cuidado de maneira robusta e mais resiliente requer uma compreensão abrangente da socio-economia dos cuidados. Com o apoio da Trans-Atlantic Platform/Fapesp, CNPq e Fundação Arymax a equipe buscará aprender com iniciativas inovadoras em seis diferentes países: Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, França e Reino Unido. Através de quatro eixos de análise, […]