Conheça os bolsistas do Mecila: Senior Fellows Fernando Nina e Ina Kerner

O Mecila recebe bolsistas anualmente para um período de pesquisa de um ano em São Paulo, dividindo seu tempo entre o Cebrap e a USP para eventos e atividades acadêmicas. Como parte de sua integração, o Cebrap apresenta dois desses bolsistas quinzenalmente, compartilhando suas contribuições e pesquisas com a comunidade acadêmica.

Fernando Nina é professor interino de Estudos Culturais Ibero-Americanos na Universität Heidelberg. Com experiência docente em diversas universidades europeias, ele foca sua pesquisa em fenômenos culturais latino-americanos, teoria cultural, e teorias da descolonização. Seu projeto no Mecila, “Imaginários além do limite”, explora a obra da escritora afro-brasileira Conceição Evaristo. Analisando o conceito de escrevivência criado por Evaristo, Nina investiga como suas histórias refletem as experiências de mulheres negras e desafiam o silenciamento das vozes marginalizadas no Brasil.

Ina Kerner é uma cientista política que leciona no Departamento de Estudos Culturais da Universität Koblenz desde 2017. Sua pesquisa abrange teoria política, estudos de gênero e estudos pós-coloniais. Ina tem uma vasta experiência internacional, tendo ocupado cargos acadêmicos em Berlim, Nova York, Londres, Islamabad, Duisburg e Bielefeld. Seu projeto atual, “Desigualdade, convívio e solidariedade: um olhar sobre a teoria pós-colonial”, examina como o colonialismo europeu moldou aspectos contemporâneos da desigualdade, convivência e solidariedade. A pesquisa visa reformular a teoria política para abordar e corrigir resíduos coloniais, discutindo como as teorias pós-coloniais podem transformar a compreensão ocidental tradicional de desigualdade, diversidade e solidariedade global.

Saiba mais no site do Mecila. Acesse aqui.

Leia Também

Organizada pelo Núcleo Direito e Democracia do Cebrap, a conferência “Paradoxos da autonomia: normatividade, libertação e dominação” reunirá especialistas da América do Sul e da Europa para discutir um tema que congrega várias áreas da filosofia contemporânea: os paradoxos da autonomia. Em três dias de debates no Cebrap, 25 a 27 de março, pesquisadores brasileiros […]