O Desafio CuiDDe é um programa promovido pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, como uma atividade dos projetos T-AP/Fapesp/Cebrap “Who cares? Rebuilding care in a post-pandemic world” e Fundação Arymax/Cebrap “Cuidado e Cuidadoras. Os Desafios da Inclusão”, através da rede de pesquisas CuiDDe – Cuidados, Direitos e Desigualdades.
O programa tem como objetivo de fomentar a produção de conhecimento sobre necessidades e práticas de cuidados nos domicílios na Região Metropolitana de São Paulo, bem como difundir conteúdos sobre o assunto. Para tanto, apoiará a produção de três relatórios acadêmicos inéditos fazendo uso dos dados disponibilizados pela pesquisa “Cuidados no Domicílio”, conduzida pela Fundação SEADE e tornada pública em https://repositorio.seade.gov.br/dataset/pesquisa-de-cuidados-no-domicilio e caracterizada em maior detalhe em https://cuidadosnodomicilio.seade.gov.br/.
As pesquisas podem versar sobre:
- As necessidades de cuidado no domicílio.
- As infraestruturas públicas e privadas de cuidado.
- As formas de trabalho de cuidado no domicílio.
- As redes de cuidado: arranjos familiares e extrafamiliares.
- Avaliação da qualidade dos dados e sugestões metodológicas para sua melhoria.
Serão selecionadas 3 pesquisadoras(es) pós-graduandos ou pós-graduados em início de carreira com propostas de estudos que serão desenvolvidos em seis meses.
As pessoas selecionadas receberão o valor total de R$ 7.000 [sete mil reais] e participarão de um programa de formação e orientação para elaboração do trabalho. Todas as atividades serão realizadas online em plataformas de videoconferência [Zoom, Google Meets e similares]. Ao final do processo, os três relatórios aprovados serão veiculados na Série “Documentos de Trabalho” do projeto Who Cares/Rede CuiDDe.
O Desafio CuiDDe é de abrangência nacional e as pessoas selecionadas devem dedicar pelo menos 12h semanais ao programa de outubro de 2024 a março de 2025. Inscrições até 15 de setembro de 2024.
Para acessar o Regulamento do Desafio CuiDDe, clique aqui.
Para acessar o Termo de Compromisso do Desafio CuiDDe, clique aqui.