Lançada iniciativa para o monitoramento e avaliação de políticas públicas em Alagoas

Foi lançada no mês passado em Alagoas iniciativa que contou com a participação do Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap e que visa fortalecer a gestão do conhecimento, monitoramento e avaliação das políticas públicas naquele Estado. Trata-se do Observatório de Políticas Públicas e dos Cadernos de Programas Estratégicos.

Implementada pelo Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap e promovida pelo Governo do Estado de Alagoas em parceria com a ONU-Habitat, a iniciativa é parte integrante do projeto Visão Alagoas 2030 (https://visaoalagoas2030.al.gov.br/), uma colaboração técnica entre o ONU-Habitat e o Governo do Estado para impulsionar a prosperidade urbana sustentável e inclusiva na região.

Como resultado desta colaboração, foi desenvolvida uma plataforma digital que disponibiliza o Observatório de Políticas Públicas e a sistematização dos Programas Estratégicos do Estado.

O Observatório foi concebido como uma ferramenta para facilitar o acesso a indicadores alinhados às agendas globais de desenvolvimento sustentável, como a Nova Agenda Urbana e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Seu propósito é avaliar o desempenho dos ODS em nível subnacional, oferecendo dados públicos atualizados e desagregados em nível municipal. Isso contribui para promover estratégias eficazes de monitoramento e avaliação.

Integrado ao Observatório, foram elaborados nove cadernos sobre políticas públicas em áreas cruciais, como primeira infância e gestão de resíduos sólidos, consideradas estratégicas para o avanço do desenvolvimento sustentável e para a qualidade de vida da população no estado.

Esses cadernos estão disponíveis em (https://observatorio.al.gov.br/?page_id=1504) e buscam documentar os processos de implementação e os principais resultados dessas políticas no período de 2015 a 2022, apresentando indicadores para facilitar seu monitoramento e avaliação.

A equipe do Cebrap encarregada dessa iniciativa foi formada por pesquisadores do Núcleo de Desenvolvimento, com coordenação de Tomás Cortez Wissenbach e Dorival Mata-Machado. A equipe incluiu Monise Fernandes Picanço, Gabriela Trindade de Almeida, Jonas Tomazi Bicev e Marina Castro de Oliveira. Carolina Passos também contribuiu ativamente para esses trabalhos.

 

Leia Também

Em 2023, os laboratórios do cebrap.lab estão organizados em duas trilhas, uma qualitativa e uma quantitativa, e há descontos progressivos para quem cursar mais de um lab ou toda a trilha. Na trilha qualitativa, são oferecidos labs de técnicas como entrevistas, etnografia, grupos focais, análises documentais, entre outros. Na trilha quantitativa, são oferecidos labs de […]

O Cebrap lamenta profundamente o falecimento de um de seus fundadores, o economista Paul Singer, na tarde desta segunda-feira, 16 de abril de 2018. ​Paul teve enorme relevância para o Cebrap e para o país, por suas pesquisas [caso de ‘São Paulo 1975: Crescimento e Pobreza’], por seus escritos e sua atuação pública. Economista inicialmente […]

Nós, pesquisadores e professores do AFRO/Cebrap, vimos com espanto e indignação a nomeação de Sérgio Camargo para o cargo de presidente da Fundação Palmares. Como divulgado nos meios de comunicação nacionais, Sérgio Camargo não apresenta competência técnica nem conhecimento teórico e histórico do próprio órgão para o qual foi designado representante maior, tampouco representa os […]

Nesta quarta, 21 de agosto, Nadya Araújo Guimarães foi homenageada por sua contribuição à docência e pesquisa na abertura do V Seminário Discente do Programa de pós-graduação em Sociologia da USP. Na ocasião, ministrou a conferência “A sociologia contra-ataca: a relevância da pesquisa e da universidade”. A homenageada analisou a trajetória brasileira de institucionalização do […]