Lançada iniciativa para o monitoramento e avaliação de políticas públicas em Alagoas

Foi lançada no mês passado em Alagoas iniciativa que contou com a participação do Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap e que visa fortalecer a gestão do conhecimento, monitoramento e avaliação das políticas públicas naquele Estado. Trata-se do Observatório de Políticas Públicas e dos Cadernos de Programas Estratégicos.

Implementada pelo Núcleo de Desenvolvimento do Cebrap e promovida pelo Governo do Estado de Alagoas em parceria com a ONU-Habitat, a iniciativa é parte integrante do projeto Visão Alagoas 2030 (https://visaoalagoas2030.al.gov.br/), uma colaboração técnica entre o ONU-Habitat e o Governo do Estado para impulsionar a prosperidade urbana sustentável e inclusiva na região.

Como resultado desta colaboração, foi desenvolvida uma plataforma digital que disponibiliza o Observatório de Políticas Públicas e a sistematização dos Programas Estratégicos do Estado.

O Observatório foi concebido como uma ferramenta para facilitar o acesso a indicadores alinhados às agendas globais de desenvolvimento sustentável, como a Nova Agenda Urbana e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Seu propósito é avaliar o desempenho dos ODS em nível subnacional, oferecendo dados públicos atualizados e desagregados em nível municipal. Isso contribui para promover estratégias eficazes de monitoramento e avaliação.

Integrado ao Observatório, foram elaborados nove cadernos sobre políticas públicas em áreas cruciais, como primeira infância e gestão de resíduos sólidos, consideradas estratégicas para o avanço do desenvolvimento sustentável e para a qualidade de vida da população no estado.

Esses cadernos estão disponíveis em (https://observatorio.al.gov.br/?page_id=1504) e buscam documentar os processos de implementação e os principais resultados dessas políticas no período de 2015 a 2022, apresentando indicadores para facilitar seu monitoramento e avaliação.

A equipe do Cebrap encarregada dessa iniciativa foi formada por pesquisadores do Núcleo de Desenvolvimento, com coordenação de Tomás Cortez Wissenbach e Dorival Mata-Machado. A equipe incluiu Monise Fernandes Picanço, Gabriela Trindade de Almeida, Jonas Tomazi Bicev e Marina Castro de Oliveira. Carolina Passos também contribuiu ativamente para esses trabalhos.

 

Leia Também

O Cebrap lamenta e condena a ação da Polícia Federal contra a reitoria e professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), três meses depois de ação de mesmo tipo na Universidade Federal de Santa Catarina. As universidades, como todas as instituições públicas, estão sujeitas, por lei, à fiscalização dos órgãos competentes. Contudo, o uso […]

Date: December 14, 2023 Time: 9:45 AM – 4:30 PM (BRT Time Zone) Location: Cebrap Auditorium and Zoom* Schedule: 9:45 am – Opening 10:00 am – Leonardo Fontes Entre o sonho e a sobrevivência: o (des)enraizamento do neoliberalismo entre trabalhadores-empreendedores das periferias de São Paulo Discussant: Prof. Nadya Araujo Guimarães 11:10 am – Henrique Antunes […]