NDAC do Cebrap colabora em pesquisa para reforma da arquitetura institucional do Conama

O Cebrap apresenta aqui a terceira de uma série de entrevistas gravadas em vídeo com pesquisadores dos diversos núcleos do Centro. O objetivo é que eles possam destacar suas pesquisas e apresentá-las à comunidade de forma bem direta e objetiva.

.

Em 2024, o Núcleo de Democracia e Ação Coletiva (NDAC) do Cebrap completa 15 anos de contribuições significativas ao estudo da participação social e das dinâmicas democráticas no Brasil. Com cerca de 25 pesquisadores colaborando em várias instituições do país, o Núcleo faz a análise de temas críticos como participação social, políticas ambientais, direitos humanos, entre outros.

Um dos projetos de destaque recentemente concluído pelo NDAC é a pesquisa intitulada “Conselho Nacional de Meio Ambiente, Arquitetura Institucional para um Conselho Representativo”. Maira Rodrigues, pesquisadora do Núcleo, apresentou os resultados deste estudo, realizado em conjunto com o Núcleo Sustentabilidade e em colaboração com a WWF Brasil e o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora). A pesquisa fez parte de projeto liderado pela Freeland e financiado pelo Gabinete de Assuntos Internacionais sobre Narcóticos e Aplicação da Lei dos Estados Unidos (INL).

Ele responde à necessidade de revisar a estrutura organizacional do Conama, visando a melhorar a representação e a eficácia deste conselho essencial na política ambiental brasileira.

Utilizando uma metodologia desenvolvida pelo NDAC, que inclui análise da produção decisória, identificação do mecanismo de seleção dos conselheiros e comparações com outros conselhos, a equipe de pesquisa conseguiu mapear as mudanças na composição e nos processos do Conama ao longo dos anos. “Nossa análise destacou a necessidade de aumentar a resiliência do Conama contra adversidades políticas e fortalecer sua capacidade decisória”, explicou Maira.

Os resultados da pesquisa forneceram uma compreensão aprofundada dos desafios enfrentados pelo Conama e apontaram ações de incidência política. Isso incluiu a produção de dois policy briefings, que serviram para informar e orientar debates mais amplos sobre a reestruturação do conselho. Além disso, foi realizado o seminário intitulado “Sociedade Civil discute a reconstrução democrática do Conama” e foi a apresentada uma nova proposta de composição do conselho por parte dos membros da sociedade civil.

Essa pesquisa exemplifica a integração de produção científica com incidência política. Este método, que caracteriza muitas das atividades do Núcleo, não só promove o debate público, mas também embasa as pesquisas em questões cruciais para o grupo.

Sobre o Núcleo
O Núcleo de Pesquisa Democracia e Ação Coletiva reúne pesquisadores dedicados ao estudo tanto de atores societários, e dos papéis de mediação política por eles desempenhados, quanto das interações entre os primeiros e atores estatais das políticas e das políticas públicas. Foi fundado em 2009 e, atualmente, é coordenado pela pesquisadora Monika Dowbor.

Maira Rodrigues é pesquisadora do Núcleo de Democracia e Ação Coletiva e do Center for Critical Imagination (CCI) do Cebrap. É doutora e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Desenvolve pesquisas com os temas: participação social, políticas públicas, políticas de meio ambiente, governança e Análise de Redes Sociais.

Leia Também

Arilson Favareto, diretor Científico do Cebrap, foi nomeado professor titular da Cátedra Josué de Castro da Universidade de São Paulo (USP), uma posição dedicada ao estudo e promoção de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis. Favareto sucede figuras renomadas como Tereza Campello e Ricardo Abramovay. O pesquisador destaca que, além de ser uma grande honra assumir […]

O Centro Brasileiro de Análise e Planejamento – CEBRAP, em virtude do Convênio SCON2016-02872, torna público que fará Cotação Prévia de Preços – Pesquisa de Mercado, para contratação de serviços de Coffee Break. A presente tomada de preços tem como objetivo a contratação de serviços de Coffee Break para atender as necessidades do Projeto: “Linha de Cuidado para […]

Foi numa sexta, 3 de agosto, que o Cebrap teve o prazer de receber Teresa Pires do Rio Caldeira. A antropóloga, professora da UC Berkeley e autora do livro ‘Cidade de muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo’ esteve na Morgado de Mateus para falar sobre o trabalho da amiga e companheira antropóloga, Ruth […]