Paul Singer (1932-2018), um dos fundadores do Cebrap, ganha Instituto com seu nome

Considerado um dos mais influentes intelectuais do país, o austríaco Paul Singer foi economista, doutor em sociologia e um dos fundadores do Cebrap, em 1969, e do Partido dos Trabalhadores. Dedicou grande parte de sua carreira à pesquisa e à militância de esquerda. Foi autor de uma extensa bibliografia em que discutiu desenvolvimento, socialismo, trabalho e economia solidária, sendo um dos precursores desse conceito no Brasil. O pesquisador faleceu em abril de 2018, aos 86 anos. Seu nome e seu legado, agora, serão continuados pelo Instituto Paul Singer, fundado em março deste ano.

Outra homenagem veio da Editora da Unesp e da Fundação Perseu Abramo, que lançam agora o primeiro volume de suas obras, com o título “Uma utopia militante: três ensaios sobre o socialismo”.

O Instituto Paul Singer tem por objetivo “continuar e reinventar” o legado do intelectual “na promoção da democracia e da solidariedade, no enfrentamento de todas as formas de desigualdade e injustiça e na recriação da política com sentido humano e ético”.

O Instituto foi fundado por Helena Singer, doutora em sociologia e filha de Paul, e pelo sociólogo Marcelo Justo, doutor em Geografia Humana e organizador da coletânea “Paul Singer – Urbanização e Desenvolvimento”, publicado pelas editoras Autêntica e Fundação Perseu Abramo.

Conheça o Instituto Paul Singer e acompanhe as iniciativas organizadas pelo Instituto acessando aqui.

“Uma utopia militante: três ensaios sobre o socialismo”

Em homenagem a Paul Singer, a Editora Unesp e a Fundação Perseu Abramo lançaram agora o primeiro volume de uma coletânea de suas obras. Este primeiro volume, “Uma utopia militante: três ensaios sobre o socialismo”, reúne três textos fundamentais do autor a respeito do socialismo, redigidos entre os anos 1978 e 1998. Saiba mais e adquira o primeiro volume clicando aqui.

 

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Leia Também

Nesta terça-feira, 26/9, foi lançado na sede da Open Society Foundations, no Rio de Janeiro, a revista Platô: Drogas e Políticas. Criada pela Plataforma Brasileira de Política de Drogas (PBPD) em parceria com o CEBRAP, a publicação é a primeira no Brasil a tratar sobre o tema de políticas de drogas. A Platô foi pensada para preencher um vácuo […]

Mais uma vez o Cebrap foi apontado com um dos melhores think tanks do Brasil e do mundo no Global Go To Think Tank, iniciativa criada pela Universidade de Pensilvânia, dos Estados Unidos. Nesta edição o Cebrap foi apontado como o 15º melhor think tank da América Latina e Caribe, entre todas as categorias definidas. […]

As trilhas de métodos do cebrap.lab de 2024 estão no ar. A programação combina laboratórios que apresentam desde uma visão introdutória até ferramentas mais avançadas para desenvolver pesquisas empíricas a partir de dados qualitativos ou quantitativos. O conteúdo dos labs foi pensado para que possam ser cursados a partir das trilhas, ou separadamente, de forma […]