Paul Singer (1932-2018), um dos fundadores do Cebrap, ganha Instituto com seu nome

Considerado um dos mais influentes intelectuais do país, o austríaco Paul Singer foi economista, doutor em sociologia e um dos fundadores do Cebrap, em 1969, e do Partido dos Trabalhadores. Dedicou grande parte de sua carreira à pesquisa e à militância de esquerda. Foi autor de uma extensa bibliografia em que discutiu desenvolvimento, socialismo, trabalho e economia solidária, sendo um dos precursores desse conceito no Brasil. O pesquisador faleceu em abril de 2018, aos 86 anos. Seu nome e seu legado, agora, serão continuados pelo Instituto Paul Singer, fundado em março deste ano.

Outra homenagem veio da Editora da Unesp e da Fundação Perseu Abramo, que lançam agora o primeiro volume de suas obras, com o título “Uma utopia militante: três ensaios sobre o socialismo”.

O Instituto Paul Singer tem por objetivo “continuar e reinventar” o legado do intelectual “na promoção da democracia e da solidariedade, no enfrentamento de todas as formas de desigualdade e injustiça e na recriação da política com sentido humano e ético”.

O Instituto foi fundado por Helena Singer, doutora em sociologia e filha de Paul, e pelo sociólogo Marcelo Justo, doutor em Geografia Humana e organizador da coletânea “Paul Singer – Urbanização e Desenvolvimento”, publicado pelas editoras Autêntica e Fundação Perseu Abramo.

Conheça o Instituto Paul Singer e acompanhe as iniciativas organizadas pelo Instituto acessando aqui.

“Uma utopia militante: três ensaios sobre o socialismo”

Em homenagem a Paul Singer, a Editora Unesp e a Fundação Perseu Abramo lançaram agora o primeiro volume de uma coletânea de suas obras. Este primeiro volume, “Uma utopia militante: três ensaios sobre o socialismo”, reúne três textos fundamentais do autor a respeito do socialismo, redigidos entre os anos 1978 e 1998. Saiba mais e adquira o primeiro volume clicando aqui.

 

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Leia Também

As pesquisadoras do Cebrap Nadya Araujo Guimarães e Vera Schattan Coelho participaram de dois projetos que foram selecionados em uma chamada de propostas com a Plataforma Transatlântica para Ciências Humanas e Sociais. A chamada inédita envolvia 25 países e selecionou 19 projetos de pesquisa em Ciências Humanas e Sociais voltadas à recuperação pós-COVID-19.

Em setembro, o cebrap.lab segue com a programação de cursos nas trilhas quanti, quali e na série especiais. Na série especiais, teremos o seguinte lab: Análise de redes utilizando SocNetV com Rafael de Souza, entre 18 e 22 de setembro. O lab aborda a construção e análise de redes entre atores sociais – formadas por organizações, pessoas […]

Organizada pelo Núcleo Direito e Democracia do Cebrap, a conferência “Paradoxos da autonomia: normatividade, libertação e dominação” reunirá especialistas da América do Sul e da Europa para discutir um tema que congrega várias áreas da filosofia contemporânea: os paradoxos da autonomia. Em três dias de debates no Cebrap, 25 a 27 de março, pesquisadores brasileiros […]