Paul Singer (1932-2018), um dos fundadores do Cebrap, ganha Instituto com seu nome

Considerado um dos mais influentes intelectuais do país, o austríaco Paul Singer foi economista, doutor em sociologia e um dos fundadores do Cebrap, em 1969, e do Partido dos Trabalhadores. Dedicou grande parte de sua carreira à pesquisa e à militância de esquerda. Foi autor de uma extensa bibliografia em que discutiu desenvolvimento, socialismo, trabalho e economia solidária, sendo um dos precursores desse conceito no Brasil. O pesquisador faleceu em abril de 2018, aos 86 anos. Seu nome e seu legado, agora, serão continuados pelo Instituto Paul Singer, fundado em março deste ano.

Outra homenagem veio da Editora da Unesp e da Fundação Perseu Abramo, que lançam agora o primeiro volume de suas obras, com o título “Uma utopia militante: três ensaios sobre o socialismo”.

O Instituto Paul Singer tem por objetivo “continuar e reinventar” o legado do intelectual “na promoção da democracia e da solidariedade, no enfrentamento de todas as formas de desigualdade e injustiça e na recriação da política com sentido humano e ético”.

O Instituto foi fundado por Helena Singer, doutora em sociologia e filha de Paul, e pelo sociólogo Marcelo Justo, doutor em Geografia Humana e organizador da coletânea “Paul Singer – Urbanização e Desenvolvimento”, publicado pelas editoras Autêntica e Fundação Perseu Abramo.

Conheça o Instituto Paul Singer e acompanhe as iniciativas organizadas pelo Instituto acessando aqui.

“Uma utopia militante: três ensaios sobre o socialismo”

Em homenagem a Paul Singer, a Editora Unesp e a Fundação Perseu Abramo lançaram agora o primeiro volume de uma coletânea de suas obras. Este primeiro volume, “Uma utopia militante: três ensaios sobre o socialismo”, reúne três textos fundamentais do autor a respeito do socialismo, redigidos entre os anos 1978 e 1998. Saiba mais e adquira o primeiro volume clicando aqui.

 

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Leia Também

Em 2023, os laboratórios do cebrap.lab estão organizados em duas trilhas, uma qualitativa e uma quantitativa, e em labs especiais, focados em técnicas multimétodos, em abordagens amplas de pesquisa ou em grandes bases de dados. Há descontos progressivos para quem cursar mais de um lab, seja ele especial ou das trilhas. De junho até dezembro […]

A pandemia da Covid-19 colocou o tema do cuidado e da interdependência entre os indivíduos no centro de muitos dos debates sociais. Esse é um dos focos do Projeto Internacional “Who cares? Rebuilding Care in a Post-Pandemic World”, coordenado por Nadya Araujo, recentemente distinguido com o apoio da Fapesp/Trans Atlantic Platform e que tem o […]

O CEBRAP lamenta a perda de Antonio Candido, autor de extensa e inestimável contribuição para o pensamento social no Brasil e no mundo. Membro do quadro de sócios do CEBRAP desde 1971, Candido foi um mestre para várias gerações de pesquisadores em literatura e ciências humanas. Que a erudição e o rigor crítico do professor […]