Paul Singer (1932-2018), um dos fundadores do Cebrap, ganha Instituto com seu nome

Considerado um dos mais influentes intelectuais do país, o austríaco Paul Singer foi economista, doutor em sociologia e um dos fundadores do Cebrap, em 1969, e do Partido dos Trabalhadores. Dedicou grande parte de sua carreira à pesquisa e à militância de esquerda. Foi autor de uma extensa bibliografia em que discutiu desenvolvimento, socialismo, trabalho e economia solidária, sendo um dos precursores desse conceito no Brasil. O pesquisador faleceu em abril de 2018, aos 86 anos. Seu nome e seu legado, agora, serão continuados pelo Instituto Paul Singer, fundado em março deste ano.

Outra homenagem veio da Editora da Unesp e da Fundação Perseu Abramo, que lançam agora o primeiro volume de suas obras, com o título “Uma utopia militante: três ensaios sobre o socialismo”.

O Instituto Paul Singer tem por objetivo “continuar e reinventar” o legado do intelectual “na promoção da democracia e da solidariedade, no enfrentamento de todas as formas de desigualdade e injustiça e na recriação da política com sentido humano e ético”.

O Instituto foi fundado por Helena Singer, doutora em sociologia e filha de Paul, e pelo sociólogo Marcelo Justo, doutor em Geografia Humana e organizador da coletânea “Paul Singer – Urbanização e Desenvolvimento”, publicado pelas editoras Autêntica e Fundação Perseu Abramo.

Conheça o Instituto Paul Singer e acompanhe as iniciativas organizadas pelo Instituto acessando aqui.

“Uma utopia militante: três ensaios sobre o socialismo”

Em homenagem a Paul Singer, a Editora Unesp e a Fundação Perseu Abramo lançaram agora o primeiro volume de uma coletânea de suas obras. Este primeiro volume, “Uma utopia militante: três ensaios sobre o socialismo”, reúne três textos fundamentais do autor a respeito do socialismo, redigidos entre os anos 1978 e 1998. Saiba mais e adquira o primeiro volume clicando aqui.

 

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Leia Também

O primeiro episódio do CebrapCast debate “Os Miliates e a Democracia”. Os convidados são Octávio Amorim Neto, da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, um dos principais estudiosos da dimensão política das Forças Armadas no contexto brasileiro, e Anaís Passos, da Universidade Federal de Santa Catarina, cujo trabalho tem abordado o tema dos militares […]

4 de novembro de 2019, uma segunda-feira quente, foi o dia do lançamento do décimo quinto núcleo de pesquisa do Cebrap. Coordenado por Márcia Lima, o AFRO – Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial nasce com objetivos ousados e urgentes. “O Afro é um núcleo de pesquisa, formação e difusão […]

No quarto episódio da série #CebrapPesquisa, Ronaldo de Almeida fala sobre o comportamento do voto evangélico nas eleições de 2018. Integrante do Núcleo de Etnografias Urbanas e Diretor Científico do Cebrap, o antropólogo é coordenador desse trabalho financiado pelo CNPq e que está em fase de coleta de dados. A série #CebrapPesquisa tem como objetivo […]