Paula Montero participa de livro e webinar sobre religião e democracia

Na próxima semana, dia 7/11, às 10h, a Fundação FHC promove, em parceria com a Plataforma Democrática e a União Europeia, o webinar “Religião e democracia no Brasil: os desafios a enfrentar”.

A ocasião marca o lançamento do livro Religião e Democracia na Europa e no Brasil, que contou com a participação de Paula Montero, pesquisadora do Cebrap. A antropóloga também estará presente no webinar como debatedora.

Paula foi autora do capítulo “Liberdade religiosa e democracia no Brasil contemporêneo”. Confira o livro na íntegra.

Sobre o webinar
Estarão em pauta questões sobre os desafios que o Brasil enfrenta hoje para assegurar a neutralidade do Estado em relação às mais diversas crenças e aplicar o princípio da separação entre Estado e religião, conforme inscrito na Constituição.

Como assegurar direitos iguais a todos independentemente de crença, gênero ou orientação sexual? Como preservar a liberdade dos indivíduos de fazer escolhas de acordo com as suas convicções em questões como planejamento familiar e reprodutivo? Como incorporar o ensino religioso à escola pública sem comprometer a neutralidade do Estado?

Participam do debate o ministro Luís Roberto Barroso, do STF – Supremo Tribunal Federal; de Bernardo Sorj, sociólogo, diretor do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais e da Plataforma Democrática; e de Paula Montero, antropóloga, professora do Departamento de Antropologia da USP – Universidade de São Paulo e pesquisadora do Cebrap.

A abertura será de Ignacio Ybáñez, diplomata espanhol e Embaixador da União Europeia no Brasil.

A mediação será de Sergio Fausto, diretor geral da Fundação FHC.

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=93vji941Yuw

 

Leia Também

Pesquisadores do Cebrap, das universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), Alagoas (UFAL), Maranhão (UFMA), Pernambuco (UFPE) e da Universität Hamburg (UH) assinam o artigo “Variações nas taxas de homicídios no Brasil: Uma explicação centrada nos conflitos faccionais”. O artigo compõe o dossiê temático ‘Governança Criminal na América Latina em Perspectiva Comparada’, publicado pela […]

A revista apresenta uma homenagem a José Arthur Giannotti escrita por Marcos Nobre, três textos do dossiê temático “Fernando Henrique Cardoso, cientista social: modos de ler” e outros sete artigos, além de ensaio visual assinado pela artista plástica Vânia Mignone A Novos Estudos Cebrap lança, esta semana, a sua 123ª edição, reunindo dez artigos e […]