Paula Montero participa de livro e webinar sobre religião e democracia

Na próxima semana, dia 7/11, às 10h, a Fundação FHC promove, em parceria com a Plataforma Democrática e a União Europeia, o webinar “Religião e democracia no Brasil: os desafios a enfrentar”.

A ocasião marca o lançamento do livro Religião e Democracia na Europa e no Brasil, que contou com a participação de Paula Montero, pesquisadora do Cebrap. A antropóloga também estará presente no webinar como debatedora.

Paula foi autora do capítulo “Liberdade religiosa e democracia no Brasil contemporêneo”. Confira o livro na íntegra.

Sobre o webinar
Estarão em pauta questões sobre os desafios que o Brasil enfrenta hoje para assegurar a neutralidade do Estado em relação às mais diversas crenças e aplicar o princípio da separação entre Estado e religião, conforme inscrito na Constituição.

Como assegurar direitos iguais a todos independentemente de crença, gênero ou orientação sexual? Como preservar a liberdade dos indivíduos de fazer escolhas de acordo com as suas convicções em questões como planejamento familiar e reprodutivo? Como incorporar o ensino religioso à escola pública sem comprometer a neutralidade do Estado?

Participam do debate o ministro Luís Roberto Barroso, do STF – Supremo Tribunal Federal; de Bernardo Sorj, sociólogo, diretor do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais e da Plataforma Democrática; e de Paula Montero, antropóloga, professora do Departamento de Antropologia da USP – Universidade de São Paulo e pesquisadora do Cebrap.

A abertura será de Ignacio Ybáñez, diplomata espanhol e Embaixador da União Europeia no Brasil.

A mediação será de Sergio Fausto, diretor geral da Fundação FHC.

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=93vji941Yuw

 

Leia Também

O Cebrap e a Global Initiative lançaram nesta quinta-feira (15/9), em evento híbrido (presencial e online), o Índice Global do Crime Organizado, um documento que avalia os níveis de criminalidade em todos os 193 estados-membros da ONU. Com os dados apresentados, espera-se que o Índice ajude a definir uma resposta verdadeiramente global à ameaça que […]

O Maria Sibylla Merian Centre Conviviality-Inequality in Latin America (Mecila), parceiro institucional do Cebrap, está com chamadas abertas para 2025. No total são 14 bolsas com duração entre 3 e 9 meses, voltadas para pesquisadores/as da área de ciências humanas e sociais. Se você tem interesse nessas oportunidades não deixe de acessar o site do […]