Paula Montero participa de livro e webinar sobre religião e democracia

Na próxima semana, dia 7/11, às 10h, a Fundação FHC promove, em parceria com a Plataforma Democrática e a União Europeia, o webinar “Religião e democracia no Brasil: os desafios a enfrentar”.

A ocasião marca o lançamento do livro Religião e Democracia na Europa e no Brasil, que contou com a participação de Paula Montero, pesquisadora do Cebrap. A antropóloga também estará presente no webinar como debatedora.

Paula foi autora do capítulo “Liberdade religiosa e democracia no Brasil contemporêneo”. Confira o livro na íntegra.

Sobre o webinar
Estarão em pauta questões sobre os desafios que o Brasil enfrenta hoje para assegurar a neutralidade do Estado em relação às mais diversas crenças e aplicar o princípio da separação entre Estado e religião, conforme inscrito na Constituição.

Como assegurar direitos iguais a todos independentemente de crença, gênero ou orientação sexual? Como preservar a liberdade dos indivíduos de fazer escolhas de acordo com as suas convicções em questões como planejamento familiar e reprodutivo? Como incorporar o ensino religioso à escola pública sem comprometer a neutralidade do Estado?

Participam do debate o ministro Luís Roberto Barroso, do STF – Supremo Tribunal Federal; de Bernardo Sorj, sociólogo, diretor do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais e da Plataforma Democrática; e de Paula Montero, antropóloga, professora do Departamento de Antropologia da USP – Universidade de São Paulo e pesquisadora do Cebrap.

A abertura será de Ignacio Ybáñez, diplomata espanhol e Embaixador da União Europeia no Brasil.

A mediação será de Sergio Fausto, diretor geral da Fundação FHC.

Assista: https://www.youtube.com/watch?v=93vji941Yuw

 

Leia Também

Com base em pesquisa do Cebrap, CET sinaliza rotas para uso de bicicleta como meio de transporte na Lapa e na Mooca. Ciclorrota vai ligar Parques Villa-Lobos e da Água Branca Via para ciclistas na zona oeste terá 18 km e deve ser inaugurada ainda neste mês; na Mooca, serão 8 km até o Sesc […]

Nesta quarta, 21 de agosto, Nadya Araújo Guimarães foi homenageada por sua contribuição à docência e pesquisa na abertura do V Seminário Discente do Programa de pós-graduação em Sociologia da USP. Na ocasião, ministrou a conferência “A sociologia contra-ataca: a relevância da pesquisa e da universidade”. A homenageada analisou a trajetória brasileira de institucionalização do […]

No terceiro episódio da série #CebrapPesquisa, a socióloga Ana Paula Galdeano fala sobre “Tráfico de drogas entre as piores formas de trabalho infantil”. A pesquisa, financiada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente [CMDCA] e Fundo Municipal da Criança e do Adolescente [FUMCAD] da Prefeitura de São Paulo, discute o trabalho infantil […]