Pesquisadora do Cebrap recebe Prêmio Olavo Brasil de Lima Junior

Euzeneia Carlos, pesquisadora do Núcleo Democracia e Ação Coletiva do Cebrap, foi vencedora do Prêmio Olavo Brasil de Lima Junior – melhor Artigo de Ciência Política 2022-22, pela Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). O artigo vencedor, “Movimentos Sociais e Políticas Públicas: Consequências na Política Nacional de Direitos Humanos”, foi publicado no periódico Dados (vol. 64, no. 4), e é resultado do pós-doutorado de Euzeneia no Cebrap.

O artigo foi motivado pela agenda de pesquisa internacional sobre como os movimentos sociais importam para a produção de políticas públicas. Para isso, foi realizado um estudo de caso em profundidade de duas campanhas do Movimento de Direitos Humanos (MDH) no Espírito Santo (Campanha Contra a Impunidade e Corrupção e a Campanha Contra as Violações no Sistema Prisional), ao longo das décadas de 1990 e 2000.

Confira o artigo na íntegra aqui.

 

Leia Também

A segunda edição do Desafio Longeviver nos convida mais uma vez a refletir sobre o envelhecimento da população brasileira e os desafios para o mercado de trabalho.

O site do cebrap.lab está em novo formato e endereço. Braço fundamental na política de difusão de conhecimento do Cebrap, o cebrap.lab oferece atividades formativas temáticas e aplicadas de métodos, técnicas e ferramentas de pesquisa em ciências humanas e sociais.