Pesquisadora do Cebrap recebe Prêmio Olavo Brasil de Lima Junior

Euzeneia Carlos, pesquisadora do Núcleo Democracia e Ação Coletiva do Cebrap, foi vencedora do Prêmio Olavo Brasil de Lima Junior – melhor Artigo de Ciência Política 2022-22, pela Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). O artigo vencedor, “Movimentos Sociais e Políticas Públicas: Consequências na Política Nacional de Direitos Humanos”, foi publicado no periódico Dados (vol. 64, no. 4), e é resultado do pós-doutorado de Euzeneia no Cebrap.

O artigo foi motivado pela agenda de pesquisa internacional sobre como os movimentos sociais importam para a produção de políticas públicas. Para isso, foi realizado um estudo de caso em profundidade de duas campanhas do Movimento de Direitos Humanos (MDH) no Espírito Santo (Campanha Contra a Impunidade e Corrupção e a Campanha Contra as Violações no Sistema Prisional), ao longo das décadas de 1990 e 2000.

Confira o artigo na íntegra aqui.

 

Leia Também

Foi com grande pesar e tristeza que o Cebrap recebeu a notícia da morte de Francisco de Oliveira, o Chico de Oliveira, neste 10 de julho de 2019. O sociólogo pernambucano tinha 85 anos e foi uma das figuras mais importantes da história do Cebrap, que presidiu de 1993 a 1995. Autor de textos clássicos […]

No Dia Internacional da Mulher o CEBRAP homenageia todas as mulheres que lutaram e lutam por uma sociedade mais igualitária na pessoa de sua pesquisadora sênior e sócia-fundadora, a demógrafa Elza Berquó. Elza desenvolveu pesquisas pioneiras sobre demografia, sexualidade, raça e saúde reprodutiva, que tiveram impacto tanto no debate intelectual quanto nas políticas públicas.