Pesquisadora do Cebrap recebe Prêmio Olavo Brasil de Lima Junior

Euzeneia Carlos, pesquisadora do Núcleo Democracia e Ação Coletiva do Cebrap, foi vencedora do Prêmio Olavo Brasil de Lima Junior – melhor Artigo de Ciência Política 2022-22, pela Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). O artigo vencedor, “Movimentos Sociais e Políticas Públicas: Consequências na Política Nacional de Direitos Humanos”, foi publicado no periódico Dados (vol. 64, no. 4), e é resultado do pós-doutorado de Euzeneia no Cebrap.

O artigo foi motivado pela agenda de pesquisa internacional sobre como os movimentos sociais importam para a produção de políticas públicas. Para isso, foi realizado um estudo de caso em profundidade de duas campanhas do Movimento de Direitos Humanos (MDH) no Espírito Santo (Campanha Contra a Impunidade e Corrupção e a Campanha Contra as Violações no Sistema Prisional), ao longo das décadas de 1990 e 2000.

Confira o artigo na íntegra aqui.

 

Leia Também

Pesquisa financiada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente [CMDCA] e Fundo Municipal da Criança e do Adolescente [FUMCAD] da Prefeitura de São Paulo, “Tráfico de Drogas entre as Piores Formas de Trabalho Infantil: Mercados, Famílias e Redes de Proteção Social” discute o trabalho infantil no tráfico de drogas e em outros mercados informais, […]

O Cebrap foi um dos realizadores – numa parceria com o Nexo, o Insper e o Gife – do seminário “Políticas Públicas em debate: o que sabemos, o que queremos”. Durante o dia 4 de setembro, na sede do Insper em São Paulo, dezenas de especialistas de diversas áreas se encontraram para debater seis grandes […]

O estudo foi realizado por pesquisadores do Cebrap Sustentabilidade e da Universidade Federal do ABC. Os pesquisadores debruçaram-se sobre os estudos já realizados em torno dos números envolvendo a produção de soja no Brasil. Os resultados foram apresentados na live de lançamento do estudo, que aconteceu no canal do Cebrap no YouTube.