Documentário: “Saúde Participativa” (2009-2010)

O documentário Saúde Participativa é parte da pesquisa “Participação, Distribuição e Consumo de Serviços de Saúde no Município de São Paulo” e trata da realidade dos Conselhos Gestores de Saúde no Município de São Paulo. O documentário apresenta um pouco da história, do cotidiano e dos dilemas enfrentados pelos conselhos locais e Municipal de Saúde da cidade de São Paulo.

O filme explora alguns dos debates-chave em torno das noções de Desenvolvimento, Descentralização de serviços públicos e Participação Popular nas decisões governamentais. O filme apresenta entrevistas com conselheiros (usuários, gestores e trabalhadores), autoridades, pesquisadores e demais atores envolvidos nos Conselhos de Saúde de São Paulo desde sua implementação.

O documentário apresenta algumas subprefeituras da cidade nas quais realizamos a pesquisa. São elas: M’Boi Mirim, Cidade Tiradentes e Casa Verde. Nelas encontramos diferentes padrões de participação da população, o que permitiu construir um retrato da diversidade dos modelos participativos da cidade.

Direção
Frederico Menino

Edição
Francisco Toledo

Pesquisadores
Fabiola Fanti, Felipe Szabzon, Frederico Menino, Marcelo F. Dias, Meire de Paula

Pesquisadores Associados
Francisco Toledo, Marcos Vinícius Yoshisaki, Helena Ungaretti

Assista aqui um pequeno trecho do filme “Saúde Participativa”

https://vimeo.com/17165331

Informações

Citizenship DRC-IDS (DFID-UK)

Período

2009 – 2010

Anexos