Fortalecendo a Governança e Promovendo a Efetividade de Sistemas de Saúde Plurais: O papel dos Instrumentos de Gestão e Pactuação

Esta pesquisa é parte do projeto “Community Voices in Health Governance – Translating Community Participation into Practice in a World of Pluralistic Health System”, uma parceria entre o Núcleo de Cidadania, Saúde e Desenvolvimento do CEBRAP, a Universidade de Cape Town (África do Sul), o George Institute for Global Health (Índia) e a Society for the Promotion of Area Resource Center (SPARC/Índia).

Tendo como objeto o estudo dos sistemas de saúde urbanos, públicos e plurais, que contam com prestadores estatais, filantrópicos e privados, visa contribuir para o seu aperfeiçoamento a partir da análise tanto dos processos de contratação e avaliação, tão necessários à regulação dos sistemas de saúde urbanos, públicos e plurais, quanto da participação cidadã.

Pretende-se inicialmente documentar, sistematizar e analisar informações sobre as práticas de contratação, avaliação de serviços e de participação cidadã na Atenção Primária em Saúde (APS) nas cidades de Fortaleza e São Paulo. Em seguida, serão propostas intervenções piloto visando o aperfeiçoamento dos processos de contratação e avaliação e o fortalecimento da participação social. Espera-se, assim, contribuir para o fortalecimento dos sistemas locais de saúde e a promoção da saúde e o bem-estar da população.

Financiamento: UCT/NIHR

Anexos

Pesquisadores