Implementações de políticas relacionadas ao COVID-19: implicações para desigualdades domésticas em cinco países (Brasil, Chile, Haiti, Índia e Coréia do Sul)

A incerteza criada pelo avanço da COVID-19 resultou em uma série de regulamentações destinadas a controlar a disseminação do novo coronavirus. No entanto, as consequências econômicas e sociais de tais medidas impactam diferencialmente as unidades domésticas que já vivem em condições de dificuldades econômicas e problemas de saúde crônica. Esta pesquisa multissituada examina como as desigualdades sociais, econômicas e de saúde influenciam na capacidade das unidades domésticas em seguir as novas regulamentações. A pesquisa explora como as tomadas de decisão domiciliares de curto prazo impacta as consequências de longo prazo em relação à pobreza, marginalidade social e para a suscetibilidade de altas taxas de infecção. Ao considerar a unidade doméstica em vez do indivíduo, o projeto contribuirá para a compreensão das dinâmicas domiciliares e dos efeitos desproporcionais da pandemia COVID-19 nas populações de baixa renda. 

Período: Ago/2020 – Jan/2022

Patrocínio / Financiamento: National Science Foundation (Processo: 2032422)

Artigos

PIEROBON, Camila; LACERDA, Paula, RUI, Taniele. (2021). “Efeitos da pandemia na vida de famílias de baixa renda: apontamentos preliminares”. Blog da Sociedade Brasileira de Sociologia. (Link)

LACERDA, Paula; PARREIRAS, Carolina. (2021). “Conflicting care in Brazil”. Anthropology News. (Link)

Podcast

PIEROBON, Camila; GUARIENTO, Suellen. (2020). “Vivências: Efeitos da Pandemia em Famílias Urbanas Periféricas”. Para o Podcast do Centro Acadêmico XI de Agosto – USP. (Link

 

Coordenação Geral: Clara Han (JHU) e Veena Das (JHU)

Coordenação Nacional: Camila Pierobon (Cebrap), Paula Lacerda (UERJ), Taniele Rui (Unicamp/Cebrap)

Instituições parceiras: Johns Hopkins University (JHU)

Pesquisadores externos: Clara Han (JHU), Veena Das (JHU), Daniela Petti (MN/UFRJ), Manuela Cordeiro (UFRR), Marcella Araujo (UFRJ), Marcos Campos (IESP/UERJ), Mariah Francisco (UERJ), Paula Lacerda (UERJ), Raquel Alonso (Unicamp), Sílvio Rogério dos Santos (Unicamp), Thamires Baptista (UERJ)

 

Anexos