Labour market inequality in Brazil and India

Esta pesquisa é realizada pelo CEBRAP no Brasil, tendo como entidade parceira na Índia, o IHD (Institute of Human Development). O projeto conta com apoio financeiro e institucional do IDRC (International Development Research Center) canadense.

Abaixo apresentamos os objetivos, metodologia e andamento da pesquisa, junto com o material já produzido até o momento.

Objetivos

Os objetivos deste projeto são:
1. Verificar os determinantes das tendências da desigualdade no mercado de trabalho brasileiro e indiano, por meio de uma comparação histórica e também para o desempenho recente, buscando avaliar suas interações com outras dimensões sociais e econômicas para além do mercado de trabalho propriamente dito.

2. Contribuir para o desenho e a escolha de políticas públicas mediante a avaliação e a comparação dos impactos de determinados instrumentos de política em cada um dos países, contando para tanto com a participação dos atores sociais nos debates sobre os achados do estudo.

3. Desenvolver métodos comparativos aplicados a pesquisas sobre temas de mercado de trabalho e políticas sociais.

4. Estreitar as relações de cooperação Sul-Sul, promovendo a interação entre as comunidades de pesquisa no Brasil e na Índia na área de mercado de trabalho e estreitando as suas capacidades e competências.

Metodologia

A metodologia combina três diferentes abordagens complementares. A primeira é uma análise histórica de longa duração para o período compreendido entre 1940 e 2010, a partir de dados censitários e das contas nacionais. O seu objetivo é compreender como as mudanças estruturais – econômicas institucionais e sociais – se refletiram sobre os padrões de desigualdade de renda nestes países.

A segunda abordagem é uma análise empírica, a partir de dados originários, sobretudo de pesquisas domiciliares, para os anos 1990 e 2000, com o objetivo de investigar os padrões e determinantes da desigualdade e suas mudanças no período recente. Esta parte buscará apurar os determinantes e a composição da desigualdade segundo gênero, casta/raça-cor, localidade (urbana/rural), posição ocupacional e grau de escolaridade para o total da população, com foco especialmente nas condições sociais dos grupos mais vulneráveis.

A terceira abordagem envolve a avaliação do impacto de algumas políticas públicas implantadas nos dois países e os seus impactos em termos de redução da desigualdade. Esta parte envolve a recomendação de novos parâmetros para as políticas públicas, para o que o diálogo com os atores sociais, governo e demais pesquisadores se faz essencial.

Andamento da Pesquisa

Durante os primeiros seis meses da pesquisa, iniciada em março de 2013, foram realizados encontros entre as equipes do CEBRAP e do IHD e elaborados dois working papers metodológicos, que se encontram em anexo. No presente momento, ambas as equipes estão concluindo os textos referentes à abordagem histórica.

Equipe do CEBRAP:

Coordenadores da Pesquisa: Alexandre de Freitas Barbosa e Maria Cristina Cacciamali

Equipe de Pesquisa: Eduardo Coury, Fabio Tatei, Ian Prates, Rogerio Barbosa e Tânia de Toledo Lima.

Website do Projeto: http://www.ihdindia.org/lmi/index.html

Confira os relátorios de pesquisa:

Data Sources for the Analysis of Labour Market Inequality in Brazil and India

Labour Market Inequality in Brazil and India: Concepts and Methods

Informações

IDRC (International Development Research Center)

Período

início março de 2013

Anexos