Linha de Produção de Cuidados para a Saúde na Adolescência e Juventude para o SUS no Estado SP

O projeto tem como objetivo a construção de uma linha de cuidado para a saúde na adolescência e juventude no Sistema Único de Saúde no estado de São Paulo, por meio das seguintes etapas: A) Diagnóstico sobre a atenção à saúde na adolescência e juventude no estado de São Paulo, a partir de: revisão bibliográfica; identificação dos serviços de níveis primário, secundário e terciário que atendem adolescentes e jovens; elaboração e aplicação de questionário online junto a esses serviços para levantamento das práticas realizadas. B) Elaboração de propostas para linha de cuidado e recomendações de boas práticas, a partir de: discussões junto a grupo de experts; grupos focais com adolescentes, jovens, profissionais de saúde, profissionais da rede intersetorial, gerentes de serviços de saúde e gestores da saúde. C) Experiência piloto da linha de cuidado em regiões de saúde selecionadas, em parceria com os Departamentos Regionais de Saúde (DRS) e as Comissões Intergestoras Regionais (CIR). D) Revisão final da linha de cuidado e das recomendações de boas práticas, resultando em documento para acesso em meio digital. E) Elaboração de indicadores para avaliação da linha de cuidado e desenvolvimento de um sistema informatizado para coleta periódica desses indicadores, baseado no questionário utilizado. Serão elaboradas propostas para pactuação da linha de cuidado enquanto política pública no contexto do Estado de São Paulo.

Equipe de coordenação: Sandra Garcia (CEBRAP), Mariana Nasser (CSE/FMUSP) e Wilson Souza (SES-SP)

Equipe de pesquisa: Carolina Rogel de Souza, Débora Hermann, Fernanda Lopes Regina, Jan Stanislas Billand e Maria Altenfelder Santos (gestora operacional)

Instituições parceiras: Centro Saúde Escola Samuel Barnsley Pessoa da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (CSE/FMUSP), Programa Estadual de Saúde do Adolescente e Área de Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (SES-SP)

Financiamento: Termo de Cooperação – Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS SCON2016-02872); Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS – FAPESP/SES-SP/MS/CNPq, Processo FAPESP 2016/15205-5).

Para mais informações sobre o projeto, instituições e pesquisadores envolvidos, acesse o site da Linha de Cuidado para a Saúde na Adolescência e Juventude.

Anexos