Política de Saúde e Participação Social (2006-2008)

A pesquisa propõe incorporar a análise dos processos participativos ao estudo das relações entre política e políticas públicas. A hipótese que orienta a pesquisa é que ao incorporar a sociedade civil na discussão da política de saúde se favorece a troca de informação e a transparência do processo político ampliando-se, assim, as chances de se alcançar uma distribuição mais eqüitativa dos serviços públicos de saúde.

Entretanto, ainda sabemos pouco sobre a relação entre os segmentos que estão sendo incluídos nos processos participativos e as redes sociais que associam esses segmentos à burocracia e aos políticos eleitos, bem como sobre a possibilidade de que essas arenas exerçam influência nos processos decisórios.

Para ampliar o conhecimento sobre a dinâmica das instâncias participativas e melhor avaliar sua capacidade de contribuir para a reversão das distorções distributivas identificadas em estudos anteriores, serão sistematizadas e analisadas informações referentes à distribuição de serviços públicos de saúde no Município de São Paulo e aos processos de implementação e funcionamento tanto dos conselhos de saúde, municipal e gestores.

Coordenadora: Vera Schattan Coelho

Equipe: Fabiola Fanti, Ligia Rubega e Meire de Paula Ribeiro

Publicações relacionadas a esta pesquisa

 

2010 “Fighting inequalities in the Access to Health Services: A study of the role of decentralization and participation”. Centro de Estudos da Metrópole, Cadernos CEM N°10/2010, ISSN: 2177-9015: 2010 (com F Fanti e M Dias)

 

2010 “Mobilização e Participação: Um jogo de soma zero?”. In Revista Novos Estudos. Vol 86, Março; PP. 121-139. Editora Brasileira de Ciências. São Paulo. Brazil. (com A. Ferraz A.; F Fanti e M Ribeiro)

Período

2006 a 2008

Anexos