Redes sociais e vida urbana

O projeto se divide em duas dimensões analíticas. A primeira pretende, por meio de uma abordagem comparativa, analisar os mecanismos de integração social produzidos pelas redes de relações primárias e associativas, tais como as religiosas, as familiares, as de vizinhança, as de caráter civil etc., que se entrecruzam e se retroalimentam.

A hipótese é de que estes vínculos são condicionados pela desigualdade social como em alguns processos de migração, contudo eles podem atuar também como mecanismos virtuosos de atenuação da vulnerabilidade social na medida em que, para além dos benefícios gerados neles mesmos, são também formas de acesso ao mercado de trabalho e às políticas públicas.

A segunda dimensão pretende investigar como as pessoas organizam sua experiência urbana a partir do capital cultural, das práticas sociais, da rede de relações, dos usos da cidade e dos demarcadores simbólicos que estruturam o espaço. Em outras palavras, como o dinamismo metropolitano inflecte de forma específica sobre a experiência cotidiana das pessoas e dos diferentes grupos sociais. Em ambas dimensões a investigação recairá de forma mais específica sobre as transformações do universo religioso ocorridas, sobretudo, nos grandes centros urbanos.

 

Produto
(2008) Almeida, R. D’Andrea, T. e De Lucca, D. “Situações periféricas: Etnografia comparada de pobrezas urbanas.” São Paulo: Novos Estudos Cebrap, ed. 82.

Artigo
Clique aqui para ler o artigo na revista Novos Estudos

Período

2006 a 2008

Anexos