Transformações na oferta e no consumo de serviços de saúde na Região Metropolitana de São Paulo (2000-2005)

O projeto, que se insere no âmbito do Centro de Estudos da Metrópole, busca analisar a oferta e o consumo de equipamentos e serviços de saúde na Grande São Paulo, levando em conta as características sociodemográficas da população e o nível de complexidade tecnológica dos serviços oferecidos. Pretende-se comparar a distribuição de recursos proposta pelos gestores da política de saúde (Ministério e secretarias da Saúde) e pelos conselhos e assembléias de Saúde (municipais, estaduais e nacional) com a realidade encontrada neste estudo. Afinal, esta realidade resulta da combinação entre tais propostas e a lógica da metrópole terciária, que orienta o sistema para a progressiva concentração da oferta de serviços especializados de alta complexidade. Espera-se que o estudo venha a ampliar a compreensão sobre o papel do Estado, da sociedade civil e do setor privado no desenvolvimento do sistema de saúde, bem como propiciar sugestões para a promoção da eqüidade na distribuição dos serviços de saúde na Região Metropolitana.

 

Coordenadora: Vera Schattan Coelho

Pesquisador: Marcel Pedroso (até 2004)

Estagiária: Cristiane Rachel Pironi

 

Publicações no âmbito desta pesquisa

“Equity and Local Government in São Paulo, Brazil” Trabalho apresentado no Geneva Health Forum, 2014

“Improving the Access to Health Services. The role of municipal policy and participation in the making of a more equitable public health system”. Trabalho apresentado na  LASA 2012 Congress na sessão ‘The politics of public health care in Brazil’ San Francisco, Califórnia, USA

 

2010 “Fighting inequalities in the Access to Health Services: A study of the role of decentralization and participation”. Centro de Estudos da Metrópole, Cadernos CEM N°10/2010, ISSN: 2177-9015: 2010 (com F Fanti e M Dias)

2007 “Has the distribution of public health services become more equitable? Reflecting on the case of São Paulo”. In S. Shantayanan & I. Widlund The Politics of Service Delivery in Democracies. Better Services for the Poor. EGDI. Ministry for Foreign Affairs. Stockholm. (com N Silva)

2002 “Distribuição de Serviços Públicos de Saúde no Município de São Paulo. Novos Estudos. No. 64; November, pp: 141-152. Editora Brasileira de Ciências. São Paulo. Brazil. (com  M Pedroso)

Informações

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)

Período

setembro de 2000 – setembro de 2005

Anexos