Projeto Panorama Quilombola é reconhecido com o Prêmio Proec de Extensão Universitária 2023 da Unicamp

O projeto Panorama Quilombola foi o projeto indicado pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) ao Prêmio Proec de Extensão Universitária 2023 da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), um reconhecimento à sua relevância e impacto. Ele é fruto de uma parceria entre o LaPPA (Laboratório de Pesquisa e Extensão com Povos Tradicionais Ameríndios e Afro-americanos) e Afro-Cebrap, sendo liderado pelo pesquisador José Maurício Arruti.

Fundamentado no conceito de “letramento racial”, o projeto tem como objetivo produzir e tornar acessíveis abordagens da realidade quilombola, qualificadas pelo diálogo entre a militância e a academia. Essas abordagens visam beneficiar não apenas o ambiente universitário, mas também alcançar um público mais amplo através de iniciativas de extensão universitária e programas de formação conduzidos pelos próprios movimentos sociais.

Entre 2021 e 2022, o projeto realizou diversos marcos significativos, incluindo a publicação de cinco volumes do Boletim Panorama Quilombola e um livro que consolidou o conteúdo dos boletins em novos estudos. Além disso, foram veiculados textos de divulgação e intervenção em jornais, assim como a organização de cursos de extensão para estudantes da Unicamp, professores de escolas públicas e professores quilombolas. O projeto também organizou um Fórum dedicado à Educação Escolar Quilombola e Ações Afirmativas para a comunidade quilombola na universidade.

Uma pesquisa nacional sobre Quilombos e acesso à justiça foi conduzida em colaboração com entidades ligadas às Defensorias Públicas. O projeto também realizou seis seminários regionais de consulta sobre o tema, envolvendo lideranças quilombolas, defensoras e defensores públicos.

Para saber mais acesse: https://etnico.wordpress.com/2023/08/07/panorama-quilombola-relatorio-2020-2022/

Leia Também

O Seminário Cebrap do dia 14/4 teve como tema a política de saúde na continuação da série “Reconstruindo o Estado e as políticas públicas no Brasil”. O encontro aconteceu  nas redes sociais do Cebrap. Participaram Marcelo Kimati Dias (UFPR), Vera Schattan P. Coelho (Cebrap), Claudia Feres Faria (UFMG), Ivan Fernandes (UFABC), com moderação de Felipe […]