O próximo Seminário Cebrap está marcado para o dia 10/11, às 15h, no auditório do Cebrap. A temática discutida será “Balanço da agenda ambiental: um ano de governo Lula, perspectivas para a COP28 e a presidência brasileira do G20“.
Neste ano, a 28ª Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas acontece em Dubai entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro. Estão em jogo o cumprimento da meta do Acordo de Paris de manter o aumento da temperatura global abaixo de 2ºC, com a proposta de acordo em 1,5ºC; a redução do uso de combustíveis fósseis, com diminuição significativa das emissões de carbono; e soluções para energia limpa, entre outros.
O sultão Al Jaber, presidente da COP28, é também diretor da ADNOC, empresa estatal de petróleo e gás dos Emirados Árabes Unidos, o que tem gerado muitas críticas por parte de organizações ambientalistas e de outros Estados-parte.
Este seminário propõe fazer um balanço da política ambiental a partir dos principais temas em jogo na COP28, logo antes de sua realização. Além da COP28, o seminário debaterá como a questão ambiental e climática entra na pauta da presidência brasileira do G20 e discutirá como o primeiro ano de governo Lula tem tratado esta agenda em âmbito interno.
Participam deste encontro Isabel Drigo (Imaflora), Sergio Leitão (Instituto Escolhas) e Arilson Favareto (UFABC/Cebrap).
Embora não seja transmitido ao vivo, o Seminário será posteriormente disponibilizado no Canal do Cebrap no YouTube.
Serviço:
Balanço da agenda ambiental: um ano de governo Lula, perspectivas para a COP28 e a presidência brasileira do G20
Data: 10/11
Horário: 15h
Local: Auditório Cebrap
Rua Morgado de Mateus, 615 – Vila Mariana, São Paulo