“The Bolsonaro Paradox”: novo livro investiga a ascensão dos movimentos de direita

O Cebrap está realizando uma série de seminários com o objetivo de divulgar publicações e obras dos pesquisadores da Casa. A primeira live do Cebrap Lança aconteceu no dia 19/11, com a apresentação do livro “The Bolsonaro Paradox: The Public Sphere and Right-Wing Counterpublicity in Contemporary Brazil”, de autoria de Camila Rocha, Esther Solano e Jonas Medeiros.

A publicação é uma investigação acadêmica aprofundada sobre o movimento que levou Jair Bolsonaro à Presidência no Brasil, tendo como pano de fundo a onda global de novos movimentos de direita.

O livro apresenta os resultados de uma extensa pesquisa de campo realizada ao longo dos anos com apoiadores bolsonaristas e membros da nova direita brasileira. Foram analisados ainda dados quantitativos e qualitativos para acompanhar as transformações aceleradas da esfera pública brasileira, partindo de pequenos grupos liberais e conservadores nas redes sociais para audiências maiores através da publicação de livros, do sistema educacional, da grande mídia e do sistema político-partidário.

Assista à live:

Leia Também

O artigo “Um ano sem Giannotti”, escrito por Marcos Nobre, presidente do Cebrap, abre a edição 123 da revista Novos Estudos. O texto é uma homenagem a José Arthur Giannotti, um dos fundadores da instituição, que faleceu em julho do ano passado. O Cebrap também presta sua homenagem. Por decisão do Conselho Executivo, o Núcleo […]

O Intergovernmental Committee for the Protection and Promotion of the Diversity of Cultural Expressions  da Unesco aprovou o financiamento do projeto ‘Strengthening local cultural chains and networks in four brazilian mid sized cultural poles’. Único brasileiro aprovado entre os 7 escolhidos pelo edital, o proposto pelo Cebrap tem como objetivos diretos mapear e diagnosticar as […]