Elza Berquó é homenageada em eventos do IBGE e do UNFPA pelo seu impacto nos estudos populacionais

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prestou homenagem à renomada demógrafa Elza Berquó durante o evento de divulgação dos primeiros resultados do Censo Demográfico 2022. A cerimônia ocorreu no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, no dia 28/6.

Elza Berquó é reconhecida por suas contribuições significativas no campo dos estudos populacionais, sendo cofundadora do Cebrap, criadora do Nepo/Unicamp (Núcleo de Estudos de População) e cofundadora da ABEP (Associação Brasileira de Estudos Populacionais).

A homenagem prestada ao longo evento do IBGE é um reflexo do impacto que Elza Berquó teve na demografia brasileira. Assista aqui.

Além disso, a demógrafa também foi homenageada no Dia Mundial da População (11/7), em evento realizado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), pela Secretaria-Geral da Presidência da República e pelo IBGE, em Brasília. Ele marcou o lançamento do relatório anual do UNFPA: “8 Bilhões de Vidas, INFINITAS POSSIBILIDADES: em defesa de direitos e escolhas”.

Na homenagem, foi destacada a trajetória acadêmica de Elza no campo dos estudos demográficos e sua atuação comprometida com o avanço das políticas públicas no campo dos direitos sexuais e reprodutivos. Os livros “Com a palavra Elza Berquo” (2022) e “Encontros: Elza Berquó” (2019) foram distribuídos aos participantes. A pesquisadora Sandra Garcia, coordenadora do Núcleo de População e Sociedade do Cebrap, esteve presente na ocasião. Assista ao evento aqui.

Leia Também

Na próxima semana, dia 7/11, às 10h, a Fundação FHC promove, em parceria com a Plataforma Democrática e a União Europeia, o webinar “Religião e democracia no Brasil: os desafios a enfrentar”. A ocasião marca o lançamento do livro Religião e Democracia na Europa e no Brasil, que contou com a participação de Paula Montero, […]

Foi lançado em junho o livro “Convivialidad-desigualdad: explorando los nexos entre lo que nos une y lo que nos separa”, uma colaboração entre Mecila e CLACSO (Conselho Latino-americano de Ciências Sociais). A publicação faz uma introdução sobre os estudos sobre convivialidade-desigualdade. Gabriel Feltran, pesquisador do Cebrap, é autor do capítulo “Convivialidad marginal”. Autores da publicação: […]